Duração: 50 minutos
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral - 7º andar
Você também pode adquirir seu ingresso nas bilheterias a partir das 17h do dia 28/5
O espetáculo conta a história do homem ribeirinho e o seu modo de vida: causos, histórias, suas músicas ao som do “espanta-cão” – instrumento criado genuinamente no Acre, suas rezas por meio da cultura, das benzeduras e crenças da religiosidade católica-popular regional e características das particularidades em meio à vida às margens dos rios dessa nossa imensa Amazônia Acreana.
Um monólogo teatral sobre o modo de vida dos seringueiros, ribeirinhos, castanheiros, pescadores e rezadores do nosso Acre. O espetáculo conta a história do homem ribeirinho e o seu modo de vida: causos, histórias, suas músicas ao som do “espanta-cão” – instrumento criado genuinamente no Acre, suas rezas por meio da cultura, das benzeduras e crenças da religiosidade católica-popular regional e características das particularidades em meio à vida às margens dos rios dessa nossa imensa Amazônia Acreana. A proposta do espetáculo surgiu a partir da leitura do artigo científico intitulado “Os Ribeirinhos e suas relações com os saberes”, de Maria Aldecy Rodrigues de Lima. O trabalho revela o modo de vida, mazelas, a realidade amazônica e os ecos que emanam da história dos ribeirinhos. Também considera a terra e o rio fiandeiros na construção de sentidos na vida desses povos. O trabalho cênico em questão, que Já circulou através do Circuito Sesc Amazônia das Artes, 9 capitais dessa nossa Amazônia Legal Brasileira, foi idealizado pelo ator Victor Onofre, comendado pela honra do Mérito Cultural Lins Sampaio 2021, em Cruzeiro do Sul, sua cidade natal, pesquisador, diretor, ator e produtor do espetáculo Fiandeiro de Tempos.
__
Ficha Técnica
Direção, atuação, pesquisa e produção: Victor Onofre
Co-direção: Arnaldo Lima
Texto e Dramaturgia: Quilrio Farias, Dino Lambada e Victor Onofre
Criação Musical: Marcos Casas e Quilrio Farias
Iluminação: Luiz Rabicó
Direção de Arte: Dino Camilo, Jaqueline Chagas
Assistente de Produção: Lucca Lima
Direção fotográfica: Marcos Antonio
Operação de luz: Marques Izitio Alves
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.