Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 16/10. Enquanto houver vagas.
Esgotado
Este curso propõe uma interpretação sobre os possíveis diálogos entre fotografia e literatura, tanto a partir de pesquisas desenvolvidas e publicadas, como também por meio de narrativas visuais imaginadas. É comum, fotógrafas e fotógrafos buscarem inspiração na literatura, algumas obras serem utilizadas como roteiros de ensaios fotográficos, ou a temática influenciar autores ou o olhar do senso comum.
O curso explora as relações entre a produção fotográfica e as referências literárias a partir das seguintes obras: “O homem que amava os cachorros” de Leonardo Padura; “Os Sertões” de Euclydes da Cunha e “À sombra das chuteiras imortais” de Nelson Rodrigues. Em comum, a tragédia e o drama, estão em Euclydes da Cunha que aproximou a literatura e a história e Nelson Rodrigues que escreveu a história do cotidiano, ambos os autores revelam personagens míticos brasileiros. Já Leonardo Padura fez da história um romance ao ficcionar processos revolucionários do século XX.
Programa
Serão realizadas três aulas expositivas referentes a cada uma das obras citadas, e um quarto encontro dedicado a leitura do exercício a ser desenvolvido pelos participantes do curso. Os Sertões inspiraram inúmeros autores e revelaram um Brasil desconhecido, destaque para os trabalhos de Maureen Bisilliat, Antônio Augusto Fontes e Juarez Cavalcanti, além do fotógrafo Flávio de Barros, presente nos eventos finais da guerra de Canudos em 1897.
O dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues foi um intérprete do Brasil, a sua crônica esportiva transcendia o futebol, ele fez parte de uma geração preocupada com a construção de uma identidade nacional brasileira, os fotógrafos Celso Oliveira, Daniel Augusto Jr. e Gustavo Moura são algumas referências desta aula. A terceira aula apresenta os autores em diálogo com “O homem que amava os cachorros” do escritor cubano Leonardo Padura, com foco na produção dos fotógrafos cubanos, Alberto Korda e Raúl Cañibano, os mexicanos Manoel Alvarez Bravo e Augustín Casasola, a italiana Tina Modotti e o russo Serguei Maksimishin. Padura cria um romance sobre um dos crimes políticos mais emblemáticos do século XX, o assassinato de Leon Trotsky, as trajetórias do líder da revolução russa e seu algoz, narrado por um veterinário casual, aspirante a escritor. O quarto encontro é dedicado à leitura do exercício proposto aos participantes.
Com Ed Viggiani, fotógrafo, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui fotografias nas coleções do Masp (1991) e do MAM-SP (1999). Autor do livro “Brasileiros Futebol Clube” (2006), entre outros. Em 2012 foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE.
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