Foto: Divulgação
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Gestão de conflitos no trabalho: uma prática diária e coletiva

Curso voltado para a mediação e gestão de conflitos no trabalho, promovendo comunicação eficaz e ambiente organizacional colaborativo

Centro de Pesquisa e Formação

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atividade presencial

R$ 15,00 Credencial Plena
R$ 25,00 Meia entrada
R$ 50,00 Inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 10/12. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 10/12 a 11/12

Terça e Quarta

terça e quarta, das 14h às 18h

Foto: Divulgação
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Curso sobre mediação e gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Buscando identificar as causas dos conflitos, como aprimorar a comunicação para preveni-los e aplicar técnicas de mediação para resolver divergências de forma construtiva.

Combinando teoria e prática, o curso também aborda o desenvolvimento de competências como inteligência emocional e empatia nas relações interpessoais.

Aula 1 – Introdução ao conceito de conflito, suas causas e consequências
Nesta aula, serão abordados os tipos de conflitos no ambiente de trabalho e seus impactos. Discutiremos as causas dos conflitos, como falhas na comunicação, aspectos comportamentais e diferenças culturais. Em seguida, focaremos em habilidades de comunicação, como escuta ativa, feedback construtivo, fundamentais para a prevenção de conflitos.

Aula 1.2 – O papel da mediação de conflitos e técnicas de mediação
A segunda parte da aula explora o papel da mediação de conflitos, responsabilidades dos envolvidos e os princípios éticos da mediação. Serão apresentadas as etapas do processo de mediação, desde a preparação até a elaboração dos acordos por meio da comunicação não violenta.

Aula 2 – Gestão de conflitos organizacionais
Nesta aula, os participantes aprenderão a identificar e analisar conflitos organizacionais. Discutiremos como a cultura organizacional influencia os conflitos e as estratégias para promover colaboração. Também abordaremos como lidar com resistência e conflitos hierárquicos, com um estudo de caso prático.

Aula 2.1 – Monitoramento, avaliação e desenvolvimento de competências
A última etapa do curso foca no acompanhamento pós-mediação e na avaliação dos acordos. Serão abordadas estratégias para garantir o sucesso da gestão dos conflitos e como desenvolver competências como inteligência emocional e empatia.

Com Michele Santos da Cruz, doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). Mestra em Ciências pela FSP-USP. Bacharel em Educação Física e Saúde pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Foi membra da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS, 2018-2019). É membra do Grupo de Trabalho Equidade e Diversidade da SBAFS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da USP. Palestrante e profissional de Educação Física atuante em programas de atividades físicas para população idosa, saúde mental e qualidade de vida, palestras com temas diversificados (saúde, diversidade, equidade, racismo, gênero, comunicação, desenvolvimento acadêmico e profissional).

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