Foto: Tarcízio Macedo
Foto: Tarcízio Macedo

Governança dos Esports: plataformas, agentes e inteligência artificial

O curso apresenta formas de governança nos esports

Centro de Pesquisa e Formação

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atividade online

R$ 15,00 Credencial Plena
R$ 25,00 Meia entrada
R$ 50,00 Inteira

Local:  Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência

Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 21/11. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 25/11 a 04/12

25/11 • Terça e Quinta • 19h30
Foto: Tarcízio Macedo
Foto: Tarcízio Macedo

Os esports consolidaram-se como um fenômeno cultural, econômico e midiático de alcance global. Com milhões de espectadores, jogadores e investidores, seus ecossistemas são altamente mediados por plataformas digitais que controlam desde a infraestrutura até a distribuição de conteúdo.

Com base nesse diagnóstico, este curso propõe uma introdução crítica às dinâmicas de governança e gestão nos esports, com ênfase no papel central das plataformas como mediadoras, reguladoras e arquitetas desses ecossistemas competitivos. Serão discutidos os modos como empresas e plataformas estruturam regras, distribuem visibilidade e organizam as formas de trabalho e engajamento em diferentes cenários de jogo.

Em um segundo momento, será abordado o uso crescente da inteligência artificial na gestão, moderação, automação e personalização da experiência. A proposta articula debates dos estudos de plataformas, da economia política da comunicação e dos game studies, com foco em dinâmicas globais e locais.


Com Tarcízio Macedo, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado-sanduíche na Espanha e estágio pós-doutoral em Comunicação e Estudos de Mídias pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação (LabCult, UFF), do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD, UFRGS), do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (UFF), do GamerLab: Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede (UFF e UFMA) e do grupo de pesquisa em Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom, UFPA). Pesquisa videogames, esports, cultura digital, trabalho e lazer e comunidades competitivas pelo Brasil.

Com Beatriz Blanco, doutora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação, com período de estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha); integrante do CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias; mestra em Artes- Modalidade Artes Visuais, pela Universidade Estadual de Campinas; e bacharel em Comunicação Social- Habilitação em Midialogia também pela Unicamp. Atuou no mercado de comunicação como designer e infografista em sites de notícias, com foco em negócios, meio ambiente e tecnologia, e atualmente como jornalista e podcaster especializada em jogos digitais e cultura digital. É também professora e coordenadora nas graduações em Tecnologia em Produção Multimídia e Tecnologia em Jogos Digitais no Centro Universitário Senac São Paulo. Trabalha com temas relacionados à cultura dos jogos digitais e discursos ativistas em relação a gênero e sexualidade, com foco no movimento feminista.

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