Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Oficinas - 6º andar
Inscrições pelo app Sesc SP a partir das 14h de 5/3 para Cred Plena, e a partir de 7/3 para Cred Atividade.
I-Ching, ou O Livro das Mutações, é considerado um dos mais antigos e importantes livros da filosofia chinesa. São tantos milênios de sabedoria imbuída em suas páginas que este é considerado um livro vivo. E, apesar de ser uma obra tão antiga, carregamos algo dela em nosso cotidiano mesmo sem saber. Seu sistema de ordenação está no cerne de todos os equipamentos eletrônicos da atualidade, pois foi inspiração para o desenvolvimento da lógica binária que originou toda a nossa ciência da computação. Para além disso, ele é até hoje tradicionalmente consultado com reverência, seja no intuito de adquirir sabedoria, ou mesmo consultá-lo como um oráculo.
Para acessar sua sabedoria, a técnica mais comumente utilizada envolve arremessar três moedas diversas vezes, até surgir o hexagrama que contém a resposta mais adequada a sua pergunta. É aconselhável, quando uma pessoa deseja consultar o I-Ching com frequência, que ela reserve três moedas que sejam utilizadas exclusivamente em suas consultas, para que elas assim fiquem imbuídas com este propósito.
Este curso convida os participantes a criarem suas próprias moedas customizadas para consulta de I-Ching por meio de fabricação digital. Após uma contextualização de seus significados, sua relação com o taoísmo, bem como o funcionamento do jogo de moedas para consulta de seus hexagramas, os participantes são convidados a utilizar softwares de vetorização para criar desenhos para os dois lados da moeda de I-Ching – o lado “yin” e o lado “yang”.
Em seguida, cada participante aprende os princípios do processo de gravação em metal, para aplicar o desenho em pequenos discos previamente cortados utilizando uma cortadora a laser, e assim produzir seu próprio kit de três moedas de consulta. O método utilizado envolve a aplicação de um aditivo no metal para possibilitar a gravação, pois cortadoras a laser do tipo CO2 não são capazes de gravar direto no metal.
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio para participar na atividade – e quem já tiver em mãos um I-Ching, é convidado a trazê-lo para o curso, a título de exercícios coletivos de consulta.
Sobre o proponente:
Bruno Fiorelli é artista 3d, entusiasta de softwares livres e de código aberto, e formado em Sociologia pela Unicamp. Trabalha como educador no Espaço de Tecnologias e Artes.
A partir de 16 anos/ 4 aulas/ Inscrições pelo app Sesc SP a partir das 14h de 5/3 para Cred Plena, e a partir de 7/3 para Cred Atividade.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.