Cred: Hedda Rysstad
Cred: Hedda Rysstad

Habitação – um novo paradigma artístico

Com Gry Worre Halberg do projeto Sisters sensing (the world)

24 de Maio

Duração: 60 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) - 4° andar

Retirada de ingresso no local 1 hora antes

Data e horário

De 24/01 a 24/01

Sexta

das 19h às 20h

Cred: Hedda Rysstad
Cred: Hedda Rysstad

Em seus trabalhos, o grupo Sisters Hope opera com um alto grau de participação do público, e estão no processo de revelar um novo nível no desenvolvimento do público, o qual conceituaram por meio da ideia de Habitação. Esse conceito é central em suas pesquisas artísticas atuais. A partir de uma percepção tradicional do público como “espectadores”, passando para o foco no público como “participantes”, o grupo apresenta um próximo nível de envolvimento da audiência, onde trabalham com o público como “habitantes” dos universos sensoriais que criam.

Essa pesquisa artística está intimamente alinhada com o argumento final da diretora artística do Sisters Hope, Gry Worre Halberg, em seu doutorado, Sensuous Society – Carving the Path Towards a Sustainable Future through Aesthetic Inhabitation Stimulating Ecologic Connectedness (2021). Gry defende que, para avançarmos para um futuro mais sustentável, devemos estimular uma compreensão profunda e um sentido de conexão em tudo. Isso pode acontecer quando não apenas visitamos (ou participamos temporariamente), mas, ao invés disso, habitamos de forma mais permanente o ser sensorial e poético.

Este projeto constitui a parte brasileira da colaboração de longo prazo e em larga escala entre a companhia de performance dinamarquesa Sisters Hope e o Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), que tem como objetivo levar a visão das artistas de uma Sociedade Sensível para o mundo, desdobrando e explorando o significado de diferentes contextos culturais para a experiência sensorial.

A atividade contará com tradução simultânea e  interpretação em LIBRAS

Gry Worre Hallberg é pesquisadora, performer, Diretora Artística e co-fundadora do grupo Sisters Hope. Criou o projeto Sisters Academy e desenvolveu a visão do grupo sobre uma sociedade sensível, tema de seu doutorado. Palestrante TEDx e professora, é autora de artigos sobre novas sociedades e recebeu bolsas da Danish Arts Foundation. Foi nomeada IETM Global Connector 2021-2022.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.