Foto: divulgação
Foto: divulgação

Henrique IV

De Luigi Pirandello

Guarulhos

Duração: 90 minutos

14

atividade presencial

Local: Teatro

Vendas online a partir de 16/8 às 12h e presencial a partir do dia 17/8 às 17h

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Um jovem fantasiado de Henrique IV sofre um acidente e perde a razão a caminho de uma festa de Carnaval, passando a acreditar que é de fato o imperador. Mestre na crítica ao mundo, às suas aparências e convenções, Luigi Pirandello monta em Henrique IV um cômico e revelador jogo de espelhos.

Nesta versão dirigida por Gabriel Villela, a história é contada por uma companhia de circo mambembe italiana (fictícia), que apresenta o drama de circo-teatro “Enrico IV” ao público. Fazem parte da montagem várias menções contemporâneas, como o figurino e a maquiagem fellinianos, numa lembrança ao cinema, e as canções cantadas ao vivo pelos atores, que incluem “The Logical Song”, do Supertramp, “Canzone Arrabbiata”, do Nino Rota, “I Started a Joke”, dos Bee Gees, entre outras.

Chico Carvalho interpreta Henrique IV e é acompanhado em cena por seus dois camareiros-cantores Artur Volpi, o Oração, e Breno Manfredini, o Sonho. Rosana Stavis é a Marquesa Matilde da Toscana, seu amor não mais correspondido, Hélio Cícero, o Doutor Genoni, que tenta trazer Henrique IV de volta à sanidade e André Hendges, o Barão Tito Belcredi, amante da Marquesa. Estão em cena ainda, Regina França (Frida), Rogerio Romera (Carlo Di Nolli) e o músico Jonatan Harold, que toca piano ao vivo é responsável pela direção musical, ao lado de Babaya Morais. Todo o elenco compõe o quadro de espelhamento disforme do protagonista, que toma distância da própria existência e vê a si mesmo ridicularizado pelo olhar dos outros.

Henrique IV – Ficha Técnica Autor: Luigi PirandelloTradução: Claudio FontanaDireção, adaptação e figurinos: Gabriel VillelaElenco: Chico Carvalho, Rosana Stavis, Hélio Cícero, André Hendges, Regina França, Ivan Vellame, Jonatan Harold, Breno Manfredini e Artur Volpi.Cenografia: J C SerroniIluminação: Caetano VilelaDiretores Assistente: Ivan Andrade e Douglas NovaisDireção Musical, canto e arranjos vocais e instrumentais: Babaya Morais e Jonatan HaroldAssistente de Figurinos: José RosaAdereços de arte: Jair Soares JrCostureira: Zilda PeresMaquiagem: Claudinei HidalgoFotografia: João Caldas FºAssistência de Fotografia: Andréia MachadoDiretor de PalcoDouglas FerreiraOperador/programador de luz: Guilherme SoaresCamareiras: Ana Lucia Laurino e Maria Helena ArrudaProdução Executiva: Augusto VieiraDireção de Produção: Claudio Fontana

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.