Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

Henriques

Com a Cia. Vagalum tum tum

FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

L

atividade presencial

Grátis

Local: Theatro Pedro II | 1000 lugares. 

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Data e horário

De 28/08 a 28/08

28/08 • Domingo • 18h00
Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

O príncipe Henrique é um jovem rebelde que vive como um arruaceiro junto aos seus dois amigos Falstaff e Pistola. Desacreditado pelo próprio pai, o rei Henrique IV e pelo povo que não o considera a altura de um nobre e menos ainda de ser o futuro rei da Inglaterra , ele parece não se importar. Até o dia em que, com a morte do rei Henrique IV, ele se vê na condição de de herdeiro do trono.

Depois de transformar Othelo em Othelito, Rei Lear em O Bobo do Rei, Hamlet em O Príncipe da Dinamarca, a premiada Cia Vagalum Tum Tum apresenta “Henriques”, uma adaptação para o público infantojuvenil do clássico Henrique V, de Shakespeare, com linguagem da palhaçaria, técnicas circenses e músicas executadas ao vivo.
 

Dirigida por Angelo Brandini, a peça conta a história do jovem príncipe Henrique, que vive rodeado de amigos muito bagunceiros. Juntos, Henrique, Falstaff e Pistola conquistaram uma péssima fama por suas arruaças e estripulias, até que seu pai, o rei Henrique IV, já muito idoso e preocupado com os rumos de seu país, faz seu filho prometer se tornar uma nova pessoa para ganhar o respeito como um grande rei. Henrique promete que ao assumir o trono vai atacar e vencer a França, já que ela e a Inglaterra estão em guerra há muito tempo. 

A peça recebeu o Prêmio APCA 2016 de Melhor Espetáculo para crianças com Texto Adaptado e foi eleito o Melhor Espetáculo para crianças de 2016 pelo Guia da Folha. Em 2018 concorre ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Melhor Texto Adaptado e Melhor Ator coadjuvante (Val Pires). A Cia Vagalum Tum Tum acumula sucessos desde sua fundação, em 2001. A trupe foi reconhecida pelo Globe Theater (teatro inglês do qual o próprio Shakespeare era um dos sócios) devido ao pioneirismo na adaptação de peças do bardo inglês para crianças.

A Cia Vagalum Tum Tum foi fundada em 2001 por Angelo Brandini e Christiane Galvan com a proposta de pesquisar a fundo as técnicas do palhaço inseridas no cotidiano contemporâneo e o seu jogo com a criança. Nestes 20 anos de história, traçou uma trajetória consistente, de grande reconhecimento de sua produção artística, voltada para crianças e jovens, trabalhando com textos clássicos do teatro mundial adaptados ao público infantil e jovem, sem deixar de cativar os pais e acompanhantes que as levam para o teatro. É hoje uma das principais companhias de teatro para crianças da cidade, com um repertório de 7 adaptações de Shakespeare para crianças e jovens, tendo recebido importantes prêmios do segmento como o APCA, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Prêmio Melhor Espetáculo Infantil no Cultura Inglesa Festival, além de ter sido indicada ao Prêmio Governador do Estado 2014, na categoria Arte para Criança.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Angelo Brandini
Trilha original e Direção Musical: Fernando Escrich
Cenário e Adereços: Bira Nogueira
Figurinos: Christiane Galvan
Direção de movimento: Vivien Buckup
Iluminação: Giuliana Cerchiari
Desenho de som: Vitor Osório
Técnico de som: Leandro Simões / Vitor Osório
Costureira: Silvia Castro
Fotografia: João Caldas
Produção: Marina Mioni
Realização: Cia.Vagalum Tum Tum
Elenco
Christiane Galvan: Henrique
Val Pires: Falstaff
Renato Ribeiro: Pistola / Rei da França
Ivy Donato: Bardolfo/Catarina/Vizinha
Rodrigo Freitas: Henrique IV/ Mensageiro/Vizinho
Wesley Salatiel: Músico / Mensageiro
Stand ins: Theofila Lima e Jhuan Scharrye

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.