Foto: Divulgação
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História da arte e Estudos negros: o caso Edival Ramosa em re/de/composição

Origens, histórias e curadorias

Centro de Pesquisa e Formação

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atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 14/12. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 14/12 a 14/12

Sábado

Sábado, das 11h às 13h

Foto: Divulgação
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Edival Ramosa é um dos nomes incontornáveis da produção abstrata e geométrica no Brasil, artista presente nas principais exposições dedicadas à arte contemporânea de matizes africanas, além de inúmeras mostras coletivas recentes.

Seu imaginário artístico era composto de “formas-objetos”, valorizadas em gradações coloridas e variações geométricas e materializadas em esculturas, serigrafias e projetos ambientais.

Ainda assim, vários são os desafios para que uma trajetória longeva como a de Ramosa, negligenciada por várias décadas, seja recomposta em sua complexidade poética.

O objetivo dessa palestra é apresentar esses desafios, assim como compartilhar os caminhos na re/de/composição de uma monografia possível, destacando os elementos originários, historiográficos e curatoriais implicados nessa tarefa contínua e incompleta de investigação artística.

Com André Pitol, curador e pesquisador. Doutor em Artes pela USP. Desenvolve prática de pesquisa documental e projetos em curadoria, fotografia, arquivos, artes e migrações/diásporas. Foi curador-adjunto de A Parábola do Progresso (Sesc Pompeia, 2022) e co-conceptualizou A Escola de Quilombismo (Haus der Kulturen der Welt, Berlin, 2023). Em 2024, foi curador de Edival Ramosa – Nova Construção Totêmica (cmb, 2024) e pesquisador residente no Centro Internacional de Artes Gráficas (MGLC), em Ljubliana.

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