Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
Data e horário
De 07/03 a 25/04
Das 19h30 às 21h30
Nesta atividade será abordada a criação artística com uso de sistemas de machine learning, popularmente chamados de Inteligência Artificial. A proposta é apresentar ao público interessado uma introdução e levantamento dos diversos sistemas existentes atualmente e as questões específicas relativas a cada um deles. Além dos aspectos técnicos faremos uma reflexão crítica sobre seu funcionamento, sobre como são gerados os bancos de dados para criação de suas imagens e sobre os possíveis impactos sociais de seus usos. Serão explorados sistemas como HuggingFace (sistema-base das IAs MidJourney e Stable Diffusion), Dall-e Mini, Deep Dream, ChatGPT, entre outros.
Cronograma da atividade:
7 e 14/03 – Introdução às IAs geradoras de imagens: Craiyon (Dall-e Mini), Deep Dream
Mediação: Betina de Tella e Daniel Seda
21 e 28/03 – IAs Geradoras de Imagens e OpenSource: Introdução ao HuggingFace
Mediação: Chico Ortiz, Daniel Boanerges
04 e 11/04 – IA e Modelagem 3D: HuggingFace aplicado a Blender
Mediação: Chico Ortiz, Daniel Boanerges
18 e 25/04 – Interação entre IAs de Texto e IAs de Imagem: ChatGPT e Craiyon
Mediação: Betina de Tella e Daniel Seda
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
Betina de Tella integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Cientista social e mestranda em comunicação, se interessa por fazer pontes entre as tecnologias e as humanidades.
Daniel Boanerges Rodrigues é ilustrador digital, quadrinista, game designer e modelador 3D. Utiliza em sua produção diversos tipos de mídia. Pesquisa questões acerca do design e o uso de modelagem 3D em mídias interativas. Graduando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP.
Daniel Seda integra a equipe de educadores de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É artista e pesquisador de origami e dos conceitos de software livre e código aberto.
Francisco Ortiz (ChicOrtiz) é Arquiteto e Urbanista formado pelo Mackenzie em 2002. Atualmente mestrando no Intitituto de Artes da Unesp São Paulo na linha de pesquisa processos e procedimentos artísticos, desenvolve estudo sobre modelagem 3D colaborativa em tempo real a partir de software livre. Prestou serviços para relevantes instituições tais como: Aflalo e Gasperini Arquitetos, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som SP, Sesc e Senac SP, Quelsolaar (Suécia), Blender Foundation (Holanda), Ebac e École Intuit Lab São Paulo. É desenvolvedor de softwares, especialista em Blender, tempo real e impressão 3D.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.