O curso visa introduzir questões sensíveis à comunidade LGBTI+ para um público amplo e diverso, de modo conciso e didático, propondo um primeiro momento de discussão e troca. Mais especificamente, o curso propõe uma introdução as questões de identidades, experiências e ativismos LGBTI+ no Brasil a partir de uma contextualização histórica atenta a questões contemporâneas.
Dividido em três encontros, o curso propõe inicialmente um letramento básico sobre a sigla LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo) no Brasil e os eixos centrais de identidade de gênero, orientação sexual e diferença sexual.
Brume Dezembro Iazzetti é cientista social e mestra em Antropologia Social (UNICAMP), com pesquisa sobre o acesso e permanência de estudantes trans no ensino superior público brasileiro. É pesquisadora discente do Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU e mestranda em História Pública (HIPS/Erasmus Mundus – CEU, TUFS e NOVA). Combinando teoria e prática, tem atuado em ONGs, coletivos, espaços culturais e movimentos sociais, com foco na comunidade LGBTQIA+.