atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 27/6. Enquanto houver vagas.
O II Simpósio Internacional Métis, Artes e Semânticas da Criação e da Memória, cujo tema é “Outros nós: poéticas da recusa e da criação”, tem como proposta refletir sobre diversas concepções da noção de criação, explorando sua polissemia e suas relações com a memória.
O II SIM, a ser realizado na FFLCH USP e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
O caráter experimental do formato adotado, que a ideia de “encontros transversais” busca traduzir, visa não só cruzar, mesclar e metamorfosear temas e especialidades, como também desdobrar interesses e perspectivas, em âmbito nacional e internacional, de modo a realizar um encontro que contribua para ultrapassar fronteiras convencionais da produção de conhecimentos em geral e em antropologia, de modo particular.
No Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o seminário acontece no dia 27/6, sexta-feira, das 14h às 19h.
14h às 17h- Encontro Transversal IV. Trajetos e contaminações criadoras Organização.
Com Joaquim Pereira de Almeida Neto (organização) e Fernanda Arêas Peixoto (Moderação).
Com o foco colocado nos estados transitórios e indeterminados das criações, este encontro tem como objetivo explorar composições que têm lugar no curso de processos criadores; trata-se de prestar atenção aos contatos e contágios que se observam ao longo de trajetos específicos, e às misturas, desvios e riscos que se insinuam durante as criações.
A aposta é que a ênfase nos percursos associada à ideia de contaminação (potente por permitir associar as ideias de propagação e perigo) nos auxilia a escapar de reificações e dualismos – como arte e artesanato, arte e ciência, saberes puros e aplicados – nos convidando também a recusar exclusividades conceituais e metodológicas. A ideia de contaminação criadora não poderia funcionar como um instrumento para sondar associações entre saberes, técnicas e disciplinas?
Não teria ela o mérito adicional de deixar à mostra rearranjos, divergências e resistências que acompanham os trajetos criadores?
Compõem este Encontro Transversal as comunicações:
Composições regenerativas: a arte indígena de (re)criar mundos.
Com Thiago Mota Cardoso.
Uma intervenção na “estética da fratura”: a criação imagética e sonora do curta metragem Descompostura (RJ, 2020).
Com Alline Torres Dias da Cruz.
Arquiteturas de encontro: poeira, terras, chocalhos e onças.
Com Frederico Canuto.
17h30. Conferência.
Creuza Prum Kroi Kraho Cormã ihcahaj jopên xà: meu trabalho como mulher.
Com Creuza Prum Kroi Kraho.
Com Alline Torres Dias da Cruz, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com Creuza Prum Kroi Kraho, cacique da Aldeia do Sol, do povo Krahô, Tocantins, professora de escola indígena da Aldeia Nova.
Com Frederico Canuto, professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com Fernanda Arêas Peixoto, professora titular da USP.
Com Joaquim Pereira de Almeida Neto, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS – USP).
Com Thiago Mota Cardoso, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.