Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ilustração Científica: técnicas em lápis de cor

Com Paulo Presti

Ipiranga

Duração: 120 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições em sescsp.org.br/inscricoes de 9 a 17/8, a partir das 14h.

Data e horário

De 25/08 a 15/09

Quinta

Das 15h às 17h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ilustração científica costuma ser definida como a intersecção entre a ciência e a arte. Neste curso de introdução ao desenho científico focado em lápis de cor, você verá as aplicações e métodos de uma ilustração científica, aprendendo a ver as nuances e detalhes de uma imagem, além de aprender técnicas de preenchimento em lápis de cor. É muito utilizada dentro do mundo das ciências naturais, pois os desenhos são essenciais para apontar, por exemplo, caracteres diagnósticos que diferenciam um grupo taxonômico de outro. A arte científica é uma obra que carrega não só o valor artístico em si, mas também alto valor científico associado.

Hoje em dia, a possibilidade de se identificar uma espécie a partir de uma ilustração atrai os olhos não somente de pesquisadores, mas também do público em geral. Com a biodiversidade global sofrendo diversas quedas nas últimas décadas, chamar a atenção das pessoas por meio de uma ilustração que reflita a essência de uma espécie inteira é algo muito importante.
Neste curso de 15h veremos a base da ilustração científica, assim como exemplos de técnicas e aplicações. Em especial focaremos nas técnicas de lápis de cor para a representação de modelos biológicos que ocorrem na região da Mata Atlântica. O curso também abordará o estudo de luz, sombra, forma, proporção e perspectiva do modelo biológico.
Local:

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.