Data e horário
De 29/03 a 29/03
14h às 18h
Com duração de 4 horas, esta vivência proporciona uma imersão cultural completa, incluindo bate-papo sobre histórias e toques tradicionais, experiências práticas com instrumentos típicos, aulas de dança com saias tradicionais e uma apresentação musical conduzida pela Mestra Nita e seu grupo.
A vivência começa com uma roda de conversa sobre a história do carimbó e sua importância cultural, seguida de uma demonstração dos toques tradicionais e apresentação dos instrumentos, como curimbó, maracas e banjo.
Na oficina prática, os participantes terão a oportunidade de aprender a tocar os instrumentos e executar passos de dança sob orientação. Além disso, haverá uma interação com saias tradicionais, conduzida por uma dançarina, para aprofundar a experiência na dança do carimbó.
O encerramento fica por conta de uma apresentação musical ao vivo do show Carimbó de Roda, com Mestra Nita e seu grupo.
Elementos abordados:
__
Mestra Nita de Cotijuba
Ativista, cantora, compositora e mestra de carimbó, Nita de Cotijuba é uma referência da cultura paraense. Sobrevivente do massacre de Eldorado do Carajás (1996), encontrou no carimbó um meio de expressão e empoderamento. Liderou os grupos “Canta Quem Quer” e “Coletivo Carimbó de Roda”, apresentando-se em festivais e espaços culturais no Brasil.
Desde 2023, vive em São Paulo, onde participa de shows e eventos, levando a riqueza do carimbó para novos públicos. Atualmente, trabalha no lançamento de seu primeiro single, Carimbó de Roda, previsto para 2025 pelo selo Raiz Voadora.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.