Foto: Samantha Oda
Foto: Samantha Oda

Influências Ibero-americanas no Triângulo Histórico

com História da Disputa: Disputa da História

Carmo

L

atividade presencial

Grátis

Local: Atividade externa

Vagas esgotadas - Inscreva-se na lista de espera

Data e horário

De 11/11 a 11/11

11/11 • Terça • 14h15
Foto: Samantha Oda
Foto: Samantha Oda

O roteiro propõe uma caminhada que revela e discute as influências ibero-americanas na cultura compartilhada na região do Centro Histórico de São Paulo. A partir de uma perspectiva de história social, serão abordadas as presenças das culturas portuguesa e espanhola na formação do espaço urbano — das tradições religiosas e da arquitetura colonial à música popular e sacra — que moldaram sociabilidades e identidades locais do período colonial aos dias atuais.

O percurso tem início na Igreja de São Gonçalo e passa por pontos tradicionais do Centro Histórico, como a Catedral Metropolitana, o Largo São Francisco e a Igreja de Santo Antônio. A atividade acontece após a apresentação do Quarteto Iberoamericano, dentro do projeto Centro em Concerto 2025.

A mediação será conduzida por Caróu Oliveira, fundadora do projeto História da Disputa: Disputa da História, iniciativa dedicada à pesquisa, produção e difusão de conteúdos historiográficos orientados pela História dos vencidos — isto é, a partir de documentos, testemunhos e memórias de atores sociais geralmente ignorados pela historiografia tradicional. O projeto propõe a ocupação dos espaços públicos como forma de diálogo com o público, valorizando seus saberes e experiências afetivas e, assim, disputando as narrativas hegemônicas sobre a cidade.

Caróu Oliveira é historiadora formada pela FFLCH-USP e mestra em História pela EFLCH-UNIFESP. Atua como editora, revisora e autora de ensaios sobre sexualidade e feminismo. Desenvolveu curadorias de exposições e idealizou derivas históricas na cidade de São Paulo com intervenções teatrais, poéticas e musicais. Também realizou pesquisa e direção de um média-metragem e atua como educadora e mediadora em espaços formais e não formais, com experiência em História, Arte Contemporânea, Arte-Educação e Educação Patrimonial.

Vagas esgotadas – Inscreva-se na lista de espera.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.