atividade presencial
Grátis
Local: Contêiner Curumim
Inscrições on-line de 9 a 16/7
O curso teórico-prático propõe um diálogo entre os pensamentos de Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez, a partir de uma perspectiva decolonial e amefricana. Ao longo de quatro encontros, serão explorados os marcadores e interseccionalidades que atravessam as experiências dessas intelectuais negras, integrando momentos de reflexão e criação coletiva.
A proposta é conduzir os encontros de forma dinâmica, entrelaçando as abordagens das autoras com trechos literários de suas obras. A partir desses diálogos, os participantes serão convidados a transformar os insights criativos em produções poéticas, compondo um zine coletivo ao final do processo. As oficinas também contarão com escutas musicais do repertório de Carolina Maria de Jesus, enriquecendo as atividades e ampliando a experiência em sala.
A ação faz parte do projeto Terezas em Movimento que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com foco nas contribuições de lideranças negras da diáspora. Inspirado na figura de Tereza de Benguela, promove reflexões sobre identidade, resistência e ancestralidade por meio da literatura, música, teatro e artes manuais.
Em sua primeira edição, destaca as obras de Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus e Clementina de Jesus, valorizando a força e a diversidade das experiências femininas negras nas Américas.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.