Foto: Isaac Martins
Foto: Isaac Martins

Interseccionalidade: feminismo negro frente às opressões da sociedade

Com Carla Akotirene

Direitos Humanos

Ipiranga

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Data e horário

De 27/03 a 27/03

Quinta

Dia 27/3, quinta, às 20h.

Foto: Isaac Martins
Foto: Isaac Martins

Na obra “Interseccionalidade”, a autora Carla Akotirene discute o conceito de interseccionalidade como forma de abarcar as interseções a que está submetida uma pessoa, em especial a mulher negra. O termo define um posicionamento do feminismo negro frente às opressões da nossa sociedade cisheteropatriarcal branca, desfazendo a ideia de um feminismo global e hegemônico como diretriz única para definir as pautas de luta e resistência.

Carla Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais e coordenado por Djamila Ribeiro, “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, ambos publicados pela Editora Jandaíra, e o livro “É fragrante fojado dôtor vossa excelência” (Ed. Civilização Brasileira). É também idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitacão de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.

Atividade com intérprete de LIBRAS. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.