Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

Introdução ao bordado livre: quadrinhos bordados

Com Julian Campos

Santo André

Duração: 240 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições a partir do dia 21 de janeiro.

Datas e horários

De 05/02 a 26/02

05/02 • Sábado • 10h30
12/02 • Sábado • 10h30
19/02 • Sábado • 10h30
26/02 • Sábado • 10h30
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

Nessa oficina, que acontecerá no espaço de tecnologias e artes do Sesc Santo André, o participante terá o primeiro contato com o Bordado Livre onde conhecerá os procedimentos introdutórios da técnica com objetivo de produzir um pequeno quadro bordado. Em quatro encontros práticos, conhecerão os materiais adequados e os pontos básicos de bordado livre para produzir dois exercícios a partir de desenhos realizados pelo artista Julian Campos para a intervenção no ETA do projeto “À minha mãe e ao meu pai, com Orgulho”. Após finalizado, o bordado será preparado em um chassi de tela de madeira, resultando em um pequeno quadro bordado pronto para colocar na parede. Os alunos levarão para casa, além do quadrinho bordado, uma série de fichas contendo instruções dos pontos básicos ensinados em aula e outros pontos de bordado livre para que possam dar continuidade à produção. Para que o público possa realizar esta atividade com facilidade, continuar produzindo e replicar o conteúdo, o proponente apresentará alternativas e formas de improvisar alguns dos materiais para bordar. Agulha, linha e tecido são materiais de fácil acesso e de uso doméstico comum. Mas o bastidor para bordado, por exemplo, poderá ser improvisado com pote de embalagem descartável com tampa (pote de margarina, iogurte, paçoca e outros) ou ainda usando tela de pintura, moldura de quadros ou tampa de caixa de madeira, apontando soluções sustentáveis para esta prática artística. Indicado para pessoas que não sabem bordar ou têm pouca prática na técnica. 

Minibiografia Julian:
Julian Campos é artista visual e ilustrador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília de Santos, realiza trabalhos em diversas técnicas que prezam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem, tendo o desenho como assunto e linguagem artística sempre presente em sua produção. É artista residente do Gravurar, espaço voltado às artes gráficas localizado em Santos-SP e artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Entre Pontos – Grupo de Estudos e Produção em Bordado e Arte Têxtil. Ministra oficinas e cursos na rede Sesc-SP e em outros centros culturais. Tem participado de exposições, mostras e salões de artes no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, bordado e livro de artista.
 

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.