Foto: Castagna
Foto: Castagna

João de Camargo

Com Wellington Ataíde, historiador e coordenador do Baobá Grupo de estudos negros e Vanda Aparecida Silva, antropóloga e professora da UFSCar. Intervenção artística de João Mario e Samba de Bumbo e participação da Comissão Mista da Capela João de Camargo

Sorocaba

14

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 1

Retirada de senhas 1 hora antes.

Data e horário

19/07 • Sábado • 15h00
Foto: Castagna
Foto: Castagna

Debate sobre a construção da identidade negra no interior de São Paulo, especificamente a partir de três manifestações políticas e culturais relevantes para a negritude regional: João de Camargo e a sua importância histórica para a sociabilidade sorocabana; o samba de bumbo de matriz africana, difundido em várias cidades do interior paulista e, por fim, as ações do movimento negro sorocabano para a construção de sua identidade política. A proposta que encerra o ciclo de encontros formativos com o Baobá – Grupo de Estudos Negros de Sorocaba-SP junto ao projeto Orí, pretende reunir estudiosos que apresentem a relação da negritude regional com as várias dimensões da diáspora e do Atlântico negro na formação da identidade. Sobre a história e o legado de João de Camargo, contaremos com a presença da antropóloga Vanda Aparecida da Silva (UFSCar-Campus Sorocaba) e do professor Wellington Ataíde (Baobá – Grupo de Estudos Negros de Sorocaba-SP) que desenvolvem pesquisas acerca do passado de João de Camargo e da Capela que leva o seu nome. Para elucidar as dimensões estéticas do samba de bumbo, contaremos com a presença do pesquisador João Mário Machado, responsável pela divulgação e valorização da cultura de mestres e mestras do interior. Teremos também a participação de José Marcos, representante da Comissão Mista “Viva Nhô João de Camargo”, que trabalha para a valorização e preservação do patrimônio histórico da Capela, após os severos danos sofridos com as enchentes de 2024. 

 

Vanda Aparecida é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, campus Sorocaba. Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos da Condição Humana (PPGECH-CCHB/UFSCar-So). Exerceu o cargo de Chefia do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), de setembro de 2019 a janeiro de 2022. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2005) pela UNICAMP.

 

Wellington Ataíde é professor de História formado pela Unesp. Mestre em Estudos da Condição Humana pela UFSCar campus Sorocaba com a dissertação “João de Camargo: um negro na encruzilhada da modernidade”. Coordena o Baobá Grupo de Estudos Negros.

 

A Comissão Mista da Capela João de Camargo se organizou após as chuvas de janeiro/24, buscando mobilizar doações, recursos e realizar reuniões com representantes do poder público, com o Conselho de Cultura, o Conselho de Patrimônio, a Câmara Municipal de Sorocaba e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A atuação é organizada por meio de reuniões presenciais e online. Foram criados Grupos de Trabalho (GTs), entre eles: GT de Patrimônio e Estrutura, GT de Editais e Fomento, GT de Processos Formativos, GT de Arte e Cultura, GT de Articulação Política e GT de Acervo Material. Esses GTs estabeleceram contato com profissionais especializados para avaliações técnicas e elaboração de projetos estruturais, além de dialogar com setores diversos, como órgãos públicos, universidades, coletivos artísticos, culturais e religiosos, sempre na perspectiva do Controle Social.

 

A comissão será representada por José Marcos de Oliveira – Esteve na organização da 1ª (2004), 3ª (2013) e 5ª (2023) Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Consultor em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Conselhos de Direito, idealizou o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial – FORPIR. Foi Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial – COMPIR. Atualmente integra a Comissão Viva Nho João de Camargo e a Comissão de Trabalho Mista para Implementação da Educação para Relações Étnico Raciais no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.