Foto: Acervo Jongo de Piquete
Foto: Acervo Jongo de Piquete

Jongo de Piquete

Com Mestre Gil e grupo

Centro de Música

Consolação

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência (térreo)

Data e horário

De 29/01 a 29/01

Sábado

15h30 às 17h30

Foto: Acervo Jongo de Piquete
Foto: Acervo Jongo de Piquete

O Jongo de Piquete (SP) integra a programação de bate-papos, vivências e apresentações semanais, sempre aos sábados, com grupos de cultura popular tradicional. 

Jongo de Piquete
O jongo em Piquete concentra-se na Vila Eleotério, bairro para onde se expandiu a população afrodescendente do vizinho bairro da Raia, que recebeu muitos negros libertos após a Abolição. De crianças com menos de 10 anos a adultos acima dos 40, cerca de 60 jongueiros estão revivendo pontos e passos preservados pelos mais velhos, ao som do tambu e do candongueiro, apresentando-se na rua uma vez por mês. Integra a rede de Pontos de Cultura com o projeto Jongo de Piquete: um novo olhar, promovendo reuniões do grupo às 5ª feiras na Vila Eleotério, e ações voltadas para as escolas do município. Afirmando a ligação entre o jongo e o samba o grupo convive em harmonia com o samba da escola Império do Braz, onde os jongueiros desfilam durante o carnaval. A liderança do grupo é Mestre Gil, que se divide entre as atividades jongueiras e a escola pública no qual é diretor.

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.