Foto: Dani Dacorso
Foto: Dani Dacorso

Kaê Guajajara

Show do Zahytata

Festival Florestar

Ipiranga

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Local: Teatro

Ingressos disponíveis no portal, a partir 23/5, terça-feira, 12h, e presencialmente nas unidades do Sesc São Paulo a partir de 24/5, quarta-feira, às 17h

Foto: Dani Dacorso
Foto: Dani Dacorso

ZAHYTATA, Estrela em zeeg’ete, idioma indígena vertente do Guajajara, é o nome do novo álbum de Kaê Guajajara; e traz à tona assuntos de importância  político-social, com influências de ritmos ancestrais indígenas, funk carioca, entre outros, com o intuito de educar, conscientizar e informar pessoas sobre demandas da luta antirracista no Brasil, bem como questões ligadas ao movimento LGBTQIA+, resistência e manifestação contra o silenciamento dos povos originários imposto pelos colonizadores, perpetuado até hoje pelos seus descendentes.

Kaê Guajajara é cantora, compositora, arte-educadora e engajadora do gênero musical MPO: Música Popular Originária. Nascida em Mirinzal, no Maranhão, em um território indígena não demarcado pela FUNAI que sofre constantes ataques de madeireiros, Kaê Guajajara se mudou, ainda criança, para o complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, e lá passou a viver a experiência de ser uma indígena em contexto urbano. Na adolescência formou um grupo de rap, ao lado de dois amigos angolanos, chamado “Crônicos”. Nas músicas, contavam as violências que sofriam dentro da comunidade. Em seguida iniciou carreira solo e as suas composições passaram a discutir diretamente a sua realidade indígena.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.