Foto: Patita Nascimento
Foto: Patita Nascimento

Kleshas, os Obstáculos no Caminho do Yoga

Atividade exclusiva para participantes do encontro Me Editar.

Me Editar

Bertioga

16

atividade presencial

Grátis

Local: Sesc Bertioga | Ginásio.

Vagas Limitadas.

Data e horário

Sábado

Dia 25/2, das 15h30 às 16h30.

Foto: Patita Nascimento
Foto: Patita Nascimento

A vida é impermanência. Tudo o que existe, uma hora deixará de existir. Como lidamos com a mutabilidade das coisas, das pessoas e situações? Quais são os medos e aflições que permeiam a mente humana? Existe possibilidade de felicidade? O desejo de todo ser humano é estar bem e ser feliz. Para isso, saímos pelo mundo em busca de pessoas, situações e experiências que tragam essa sensação de plenitude, mas percebemos depois de um tempo que as experiências também são impermanentes.

Desta reflexão nasce o desejo de algo maior. Uma felicidade que não termine e que não seja dependente de objetos. Neste momento é que buscamos a sabedoria. E para que eu possa compreender as ordens do Universo, primeiro devo conhecer a mim mesmo, entender o ser humano que sou, compreender os caminhos da mente e lidar com as emoções. Nesta tradição milenar chamada Yoga, temos diversos textos que explicam a natureza da mente. Dentre eles, um bem famoso e conhecido chamado Yoga Sutras de Patañjali, que descreve a mente de forma única e aponta alguns “venenos mentais” que impulsionam nossas ações. São chamados assim porque geram aflição, nublam o discernimento e causam incômodo. Estes pensamentos aflitivos são comuns a todos os seres humanos e na vida de Yoga aprendemos como neutralizar e purificar a mente, com o objetivo de evitar sofrimento. Nesta aula vamos falar sobre os cinco Kleshas, como são chamados em sânscrito, e como usar a sabedoria para libertar-se das amarras da mente.

Com Juliana Priya, professora de Yoga há mais de 20 anos, estudante de Vedanta e coordenadora de formação de instrutores Hatha Yoga em São Paulo desde 2007. Estudou no Brasil e na Índia a cultura védica e a disciplina da vida yogi.

Esta programação faz parte do encontro de meditação Me Editar – Meditação de Todos os Povos, que será realizado no Sesc Bertioga entre 24 e 26 de fevereiro de 2023. Para acesso a esta programação, é necessário a inscrição no evento:

Inscrições On Line disponibilizadas aqui de 4 a 12/2 de 2023.

Acompanhe a programação completa clicando aqui.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.