atividade presencial
Local: Sala de Oficinas 1
O curso propõe aos participantes, a produção e o uso de alternativas para a revelação de filmes fotográficos preto e branco e também o uso do filme de Raio-x para a captação e revelação das imagens. A lista de ingredientes utilizados para a produção dos químicos são de fácil acesso no mercado, incluindo itens como café solúvel, comprimidos de paracetamol e vitamina C. O objetivo principal é desmistificar o processo de revelação fotográfica tornando-o mais acessível, oferecendo soluções de fácil acesso no mercado como uma alternativa de menor custo em relação aos químicos importados, possibilitando a revelação de material fotográfico em casa sem a necessidade de um laboratório profissional.
Mauricio Sapata é nascido na cidade de São Paulo, Maurício Sapata segue carreira como fotógrafo desde 2012. Utiliza a fotografia pinhole como ferramenta em projetos autorais e educativos, visando um aprimoramento do olhar ao cotidiano, que passa pela construção e a utilização de câmeras fotográficas artesanais construídas pelos próprios participantes. Realiza pesquisas e ministra oficinas em processos fotográficos históricos em diversas instituições. Também atua na preservação e no resgate cultural de práticas e saberes relacionados a fotografia analógica, como a Colorização Manual de Fotografias PB. Em 2014 começou um projeto de construção e uso de uma câmera lambe-lambe intitulado de “Câmera Caixote”, atuando como instrumento educativo e propagador da história e do resgate da técnica.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.