Labora
Labora

LABORA – Laboratório de Criação Artesanal

com Samir Zavitoski e convidados

Guarulhos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 6

Inscrição. Início em 13 de setembro às 14h e término no dia 24 de setembro às 23h59.

Data e horário

De 04/10 a 29/11

Quarta e Sexta

Horários variados

Labora
Labora

Desde junho de 2022, o Sesc Guarulhos tem promovido o Encontro com Artesãs e Artesãos de Guarulhos, visando estabelecer uma maior proximidade entre a comunidade de artesãos. Ao longo desse período, foram realizados seis encontros, cada um com uma abordagem prática e um tema específico. Esses encontros incluíram roda de conversa, palestras e oficinas, abordando temas relevantes como o cenário local do artesanato, feiras, economia solidária, arte têxtil, louceiras, artes manuais e qualificação da mão de obra. O projeto “LABORA – Laboratório de Criação Artesanal” é resultado desses encontros, que proporcionaram um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre os artesãos locais.

O LABORA – Laboratório de Criação Artesanal tem como foco a relação entre manualidade e identidade no trabalho artesanal. A busca pela identidade individual é o que nos torna únicos por meio de nossa expressão na vida. A percepção pessoal de como sentimos, vemos, ouvimos e compreendemos cria um diálogo entre quem cria e quem contempla. O Laboratório foi estruturado considerando os ciclos de curadoria, inspiração e produção. Nestes, os artesãos serão estimulados e incentivados a se apropriarem de suas histórias e repertórios, buscando assim expressar sua manifestação mais genuína por meio de pesquisa, prática e desenvolvimento de produtos, despertando um novo olhar sobre si mesmos e o meio em que vivem.

O curso é gratuito e conta com 20 vagas. Terá a duração total 48 horas, com um total de 14 encontros, cada um deles com três ou quatro horas de duração.

PÚBLICO-ALVO

Artesãs e artesãos da cidade de Guarulhos e arredores.

PRÉ-INSCRIÇÕES

Início dia 13 de setembro às 14h e término dia 24 de setembro às 23h59. As artesãs e os artesãos interessados em participar deverão responder a este questionário e enviar dez fotos de suas criações artesanais (em fundo branco e com boa iluminação).

PROGRAMA

  • O artesanato através dos tempos;
  • Elementos da linguagem visual;
  • Etapas do processo criativo;
  • Criação de um quadro de referências individual (mood board);
  • Planejamento, rascunhos e estudos (referências e inspirações);
  • Pesquisa, experimentação de técnicas e materiais;
  • Orientações sobre precificação e apresentação do produto (embalagem, etiqueta, etc.).
  • Encontros com profissionais de diversas linguagens artísticas;
  • Discussão da identidade visual do produto final (embalagens, rótulos, etiquetas, etc.) e precificação.

VISITAS EXTERNAS

– Casarão da Memória, Suzano – SP
– Museu A Casa, São Paulo – SP
– Lojas de Artesanato Brasileiro – São Paulo – SP

FACILITADOR

Samir Zavitoski – Artista plástico, formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e pesquisador de técnicas artesanais, desenvolve projetos e oficinas com a técnica milenar do papel machê, inserindo o bordado ao seu trabalho. Já desenvolveu projetos para grandes marcas e colaborou em editoriais do segmento.

ARTISTAS CONVIDADOS

Douglas Guarini – Formado em Artes Plásticas, Curadoria e História da Arte. Utiliza materiais descartados para criar obras que questionam os significados atribuídos aos objetos. Sua arte busca refletir sobre as transformações sociais. Trabalha com pintura, colagens e esculturas, inspirando-se nas vivências do homem contemporâneo.

Gina Dinucci – Artista e educadora de Guarulhos, explora reflexões sobre memória, relações humanas, dinâmicas urbanas e situações políticas. Seus trabalhos envolvem a apropriação de imagens e objetos cotidianos, abrangendo dimensões pessoais, sociais, históricas e formais. Ela participa do projeto LEVA, promovendo experiências artísticas para todas as idades em espaços dedicados à arte e educação, buscando integrar produção artística, conhecimento e prática educativa.

Marcio Marianno – artista guarulhense cuja prática abrange diversas mídias e temas como identidade, memória e relações sociais. Sua abordagem artística é experimental e interdisciplinar, muitas vezes colaborando com outros artistas e comunidades. Além disso, atua na área da educação, desenvolvendo projetos e workshops que promovem experiências artísticas e reflexões críticas, combinando a criação artística com a transformação social.

Reiko Otake – figurinista, produtora cultural, fotógrafa e cineasta. Formada em Gestão e Política Cultural, Design de Interiores e Fotografia. Possui em parceria com sua irmã uma marca de roupa slow fashion chamada o.t.a.k.e. que trabalha com upcycling ressignificando peças de roupas usadas desconstruindo-as e dando a elas uma nova (re)existência. Na construção dessas novas peças entre outras técnicas utiliza o tingimento de tecidos a partir de produtos naturais que normalmente são descartados como casca de cebola, caroço de abacate, casca de frutas.

Rita Paiva – Artista visual com experiência e atuação há mais de 30 anos no mercado criativo artesanal. Editora de revistas, livros de arte e artesanato. Cenógrafa, consultora e curadora de projetos crafts, artesanato e bricolagem. Diretora de cultura em Suzano, SP.

Suelen Ingrid – Forrmada em Letras Tradutor e intérprete. Pesquisadora, designer e arte- educadora, desenvolve cursos e oficinas sobre moda e design em sustentabilidade têxtil e gestão de resíduos para costureiras e amantes de moda. É Idealizadora da marca Afroish Concept @afroish_7 – marca de Moda Afro Contemporânea sustentável. Atua há 5 anos com Empreendedorismo Criativo e Moda Consciente.

O curso é gratuito e conta com 20 vagas. Terá a duração total de 48 horas, com um total de 14 encontros, cada um deles com três horas de duração (regulares) ou quatro horas de duração (visitas externas).

Critérios de Seleção:

1. Ter 16 anos ou mais;
2. Habilidade prévia com criação artesanal;
3. Experiência profissional com criação artesanal;
4. Originalidade e autoralidade na criação artesanal;
5. Ser de Guarulhos ou arredores;
6. Ordem de inscrição.

As inscrições serão avaliadas pela equipe da área de Valorização Social, do Núcleo Socioeducativo, do Sesc Guarulhos e por Samir Zavitoski.

Ao final do curso o Sesc poderá oferecer uma declaração de participação e os participantes poderão participar de uma feira de criação artesanal a ser realizada no Sesc Guarulhos, prevista para 16 e 17 de dezembro, das 11h às 18h.

Em caso de dúvidas, escreva para socioeducativo.guarulhos@sescsp.org.br ou participe do encontro previsto para o dia 20/9, das 15h às 17h, na unidade.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.