atividade presencial
Grátis
Local: Sala 6
Inscrição. Início em 13 de setembro às 14h e término no dia 24 de setembro às 23h59.
Desde junho de 2022, o Sesc Guarulhos tem promovido o Encontro com Artesãs e Artesãos de Guarulhos, visando estabelecer uma maior proximidade entre a comunidade de artesãos. Ao longo desse período, foram realizados seis encontros, cada um com uma abordagem prática e um tema específico. Esses encontros incluíram roda de conversa, palestras e oficinas, abordando temas relevantes como o cenário local do artesanato, feiras, economia solidária, arte têxtil, louceiras, artes manuais e qualificação da mão de obra. O projeto “LABORA – Laboratório de Criação Artesanal” é resultado desses encontros, que proporcionaram um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre os artesãos locais.
O LABORA – Laboratório de Criação Artesanal tem como foco a relação entre manualidade e identidade no trabalho artesanal. A busca pela identidade individual é o que nos torna únicos por meio de nossa expressão na vida. A percepção pessoal de como sentimos, vemos, ouvimos e compreendemos cria um diálogo entre quem cria e quem contempla. O Laboratório foi estruturado considerando os ciclos de curadoria, inspiração e produção. Nestes, os artesãos serão estimulados e incentivados a se apropriarem de suas histórias e repertórios, buscando assim expressar sua manifestação mais genuína por meio de pesquisa, prática e desenvolvimento de produtos, despertando um novo olhar sobre si mesmos e o meio em que vivem.
O curso é gratuito e conta com 20 vagas. Terá a duração total 48 horas, com um total de 14 encontros, cada um deles com três ou quatro horas de duração.
Artesãs e artesãos da cidade de Guarulhos e arredores.
Início dia 13 de setembro às 14h e término dia 24 de setembro às 23h59. As artesãs e os artesãos interessados em participar deverão responder a este questionário e enviar dez fotos de suas criações artesanais (em fundo branco e com boa iluminação).
– Casarão da Memória, Suzano – SP
– Museu A Casa, São Paulo – SP
– Lojas de Artesanato Brasileiro – São Paulo – SP
Samir Zavitoski – Artista plástico, formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e pesquisador de técnicas artesanais, desenvolve projetos e oficinas com a técnica milenar do papel machê, inserindo o bordado ao seu trabalho. Já desenvolveu projetos para grandes marcas e colaborou em editoriais do segmento.
Douglas Guarini – Formado em Artes Plásticas, Curadoria e História da Arte. Utiliza materiais descartados para criar obras que questionam os significados atribuídos aos objetos. Sua arte busca refletir sobre as transformações sociais. Trabalha com pintura, colagens e esculturas, inspirando-se nas vivências do homem contemporâneo.
Gina Dinucci – Artista e educadora de Guarulhos, explora reflexões sobre memória, relações humanas, dinâmicas urbanas e situações políticas. Seus trabalhos envolvem a apropriação de imagens e objetos cotidianos, abrangendo dimensões pessoais, sociais, históricas e formais. Ela participa do projeto LEVA, promovendo experiências artísticas para todas as idades em espaços dedicados à arte e educação, buscando integrar produção artística, conhecimento e prática educativa.
Marcio Marianno – artista guarulhense cuja prática abrange diversas mídias e temas como identidade, memória e relações sociais. Sua abordagem artística é experimental e interdisciplinar, muitas vezes colaborando com outros artistas e comunidades. Além disso, atua na área da educação, desenvolvendo projetos e workshops que promovem experiências artísticas e reflexões críticas, combinando a criação artística com a transformação social.
Reiko Otake – figurinista, produtora cultural, fotógrafa e cineasta. Formada em Gestão e Política Cultural, Design de Interiores e Fotografia. Possui em parceria com sua irmã uma marca de roupa slow fashion chamada o.t.a.k.e. que trabalha com upcycling ressignificando peças de roupas usadas desconstruindo-as e dando a elas uma nova (re)existência. Na construção dessas novas peças entre outras técnicas utiliza o tingimento de tecidos a partir de produtos naturais que normalmente são descartados como casca de cebola, caroço de abacate, casca de frutas.
Rita Paiva – Artista visual com experiência e atuação há mais de 30 anos no mercado criativo artesanal. Editora de revistas, livros de arte e artesanato. Cenógrafa, consultora e curadora de projetos crafts, artesanato e bricolagem. Diretora de cultura em Suzano, SP.
Suelen Ingrid – Forrmada em Letras Tradutor e intérprete. Pesquisadora, designer e arte- educadora, desenvolve cursos e oficinas sobre moda e design em sustentabilidade têxtil e gestão de resíduos para costureiras e amantes de moda. É Idealizadora da marca Afroish Concept @afroish_7 – marca de Moda Afro Contemporânea sustentável. Atua há 5 anos com Empreendedorismo Criativo e Moda Consciente.
O curso é gratuito e conta com 20 vagas. Terá a duração total de 48 horas, com um total de 14 encontros, cada um deles com três horas de duração (regulares) ou quatro horas de duração (visitas externas).
1. Ter 16 anos ou mais;
2. Habilidade prévia com criação artesanal;
3. Experiência profissional com criação artesanal;
4. Originalidade e autoralidade na criação artesanal;
5. Ser de Guarulhos ou arredores;
6. Ordem de inscrição.
As inscrições serão avaliadas pela equipe da área de Valorização Social, do Núcleo Socioeducativo, do Sesc Guarulhos e por Samir Zavitoski.
Ao final do curso o Sesc poderá oferecer uma declaração de participação e os participantes poderão participar de uma feira de criação artesanal a ser realizada no Sesc Guarulhos, prevista para 16 e 17 de dezembro, das 11h às 18h.
Em caso de dúvidas, escreva para socioeducativo.guarulhos@sescsp.org.br ou participe do encontro previsto para o dia 20/9, das 15h às 17h, na unidade.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.