Este laboratório teórico-crítico visa oferecer um breve panorama dos Teatros Negros na contemporaneidade, refletindo sobre como este campo questiona as estruturas coloniais e as hegemonias estéticas estabelecidas na sociedade e na cultura brasileiras. Iremos fazer um amplo sobrevoo por conceituações, obras, artistas e grupos, analisando quais estratégias e abordagens artístico-políticas têm sido elaboradas por criadores negros e negras na atualidade. Como os teatros negros têm enfrentado os mecanismos de desumanização, apagamento e marginalização raciais? Como estas cenas têm produzido imaginários, narrativas e pensamentos mais críticos, plurais e disruptivos? Para encarar estas e outras questões, iremos ler trechos de textos teóricos e dramatúrgicos, bem como a visualização de arquivos audiovisuais.
Minibio:
Guilherme Diniz é pesquisador, professor e crítico teatral. Também é mestre e doutorando em Estudos Literários e graduado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seu trabalho foca nas dramaturgias e teatralidades negras, com publicações acadêmicas e experiência internacional na Universidade de Coimbra, onde estudou Literaturas e Dramaturgias Africanas, bem como Análise e Crítica do Espetáculo. Atua como crítico em festivais renomados, coedita o site Horizonte da Cena e integra a Associação Internacional de Críticos Teatrais. Atualmente é jurado do Prêmio Shell e do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras. Além disso, foi diretor do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e do Centro Literário Pedro Nestor, promovendo iniciativas culturais em Pará de Minas.
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