Duração: 60 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência do Sesc Birigui.
Data e horário
De 20/07 a 20/07
16h.
O espetáculo leva para a cena histórias de infâncias vividas na periferia, misturando memória, sonho e imaginação com a batida do funk como trilha sonora.
No bonde da ladeira, tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso com o que há dentro de um pote misterioso, menina com cabelo de nuvem que voa na imaginação. Tem também quem se pareça com toda criança que já foi e que um dia morou na periferia.
As narrativas se desenrolam em meio às ruas, revelando desejos, inquietações e formas de existir no mundo. Através do funk, ritmo que pulsa nas quebradas e dá voz a quem muitas vezes é silenciado, o espetáculo constrói um espaço de escuta e expressão para a infância periférica.
Sobre a pesquisa:
Ladeira das Crianças é uma criação do Grupo Rosas Periféricas, em formato de teatro de rua, baseada nas obras O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda, do escritor Ferréz.
A montagem parte da vivência nas periferias urbanas e traz o funk como linguagem e trilha narrativa. Reconhecido como patrimônio cultural no Rio de Janeiro desde 2009, o gênero já foi alvo de criminalização, mas se mantém como expressão legítima das experiências e contradições das comunidades em que surgiu.
Através da cena, o grupo propõe um olhar sobre as infâncias que crescem nesses contextos, valorizando suas potências, afetos e modos próprios de ver o mundo.
Ficha técnica:
Texto: Grupo Rosas Periféricas – livremente inspirado nos livros O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda, de Ferréz
Dramaturgia: Marcelo Romagnoli
Direção: O Grupo
Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares e Rogério Nascimento
Coreografia: Michel Quebradeira Pura
Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo
Produção musical: Leony Fabulloso e Fez Santos
Preparação musical: Rogério Nascimento
Figurinos: Isa Santos
Cenário: Patrícia Faria
Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit
Produção artística: O Grupo
Produção geral e executiva: Michele Araújo
Produção financeira: Monica Soares
Realização: Grupo Rosas Periféricas
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.