Data e horário
De 25/07 a 25/07
Romance de estreia da multiartista Tatiana Nascimento, brasiliense finalista do Prêmio Jabuti de Poesia em 2022, “Água de Maré” é vencedor do 1º Prêmio Pallas de Literatura. O romance acompanha a trajetória de Toni e Nereci, irmãs, lésbicas, negras, nordestinas que vivem numa Salvador imaginada pela autora a partir de suas próprias experiências. Criadas pela avó Antônia, as personagens lidam com a ausência da mãe, Fátima, as marcas de uma realidade atravessada pelo racismo lesbofóbico colonial e os sonhos de vida que as fazem seguir até os limites da vida, e do mundo. A narrativa, densa e poética, revela as complexidades das relações familiares, as fragilidades da identidade e uma crítica ao próprio sistema colonial canônico literário, notadamente branco, heteronormativizado e cisgenerado.
Minibio
Tatiana Nascimento é brasiliense e pessoa não-binária. Escritora, compositora, cantora, tradutora e editora, tem 16 livros publicados e foi finalista do Prêmio Jabuti de poesia em 2022 com a obra “Palavra Preta”. Traduziu autoras como Audre Lorde, Gloria Anzaldua e Renee Gladman. É idealizadora do primeiro Slam das Minas e criadora da primeira formação sobre privilégio branco e branquitude no Brasil. Conceituadora do termo “cuírlombismo”, abriu uma nova vereda de interpretação, crítica e difusão de produções estéticas negras LGBTQIA+, sendo referência na pesquisa acadêmica no Brasil e internacionalmente no que tange às dissidências sexuais e deserções de gênero diaspóricas. Seu primeiro livro para crianças, “Quando a Mamãe Fica Triste”, com ilustrações da afrovenezuelana Valentina Fraiz, está em processo de edição e será publicado em 2025 pela Editora Peirópolis.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.