Imagem: Camila Ribeiro Costa Leite.
Imagem: Camila Ribeiro Costa Leite.

Lançamento do livro: Cria do Governo

De Kric Cruz. Participações de Pam Araújo, Victor FlutBox, Talita Alessandra Tristão, Camila Leite e Adriano Skoda.

24 de Maio

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência - 3º andar

Data e horário

De 26/08 a 26/08

Sexta

19h às 21h

Imagem: Camila Ribeiro Costa Leite.
Imagem: Camila Ribeiro Costa Leite.

Lançado pela editora Entremares, Cria do Governo foi escrito por Kric Cruz nas penitenciárias do Carandiru e Avaré Paulista, entre o final da década de 1980 e começo dos 1990. Precisou ser reescrito pois o manuscrito foi destruído em uma blitz da cadeia. Um romance baseado em fatos reais que conta a história de jovens entre as ruas da cidade e os corredores das cadeias. Uma narrativa que explicita uma perspectiva da realidade muito silenciada, rotineiramente assassinada.
O lançamento contará com participações de Talita Alessandra Tristão, Camila Leite e Adriano Skoda num breve bate-papo, Pam Araújo com leituras de trechos do livro e intervenção com Victor FlutBox e Da Gaita enquanto Kric autografa o livro.

Sobre a Editora: Buscando ampliar os horizontes das publicações sociais no Brasil, a editora Entremares iniciou sua trajetória em 2017 e traz ao público algumas obras que percorrem desde a literatura até as ciências sociais. O percurso proposto pela Entremares atravessa o tempo e o espaço, resgatando do passado textos clássicos ou há muito não editados. Também percorre diferentes latitudes e longitudes, publicando autores contemporâneos em busca de justiça e liberdade. Com isso, pretende proporcionar às leitoras a redescoberta do passado, o encantamento com o presente e a construção de um outro amanhã.

Participantes:
Kric Cruz é autor do livro Cria do Governo. Sobrevivente do cárcere. Escritor. Membro da Frente Estadual pelo Desencarceramento SP. Rapper fundador do grupo Comunidade Carcerária. Ator. Professor de artes cênicas. Educador no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em Perus (CIEJA Perus). Educador voluntário junto com pessoas privadas de liberdade.

FlutBox e Da Gaita são artistas de Carapicuíba e do Carandiru. Fazem da flauta e da gaita armas de sobrevivência na selva de concreto. Presentes diariamente na Dom José e na 24 de maio, protagonizam a cultura de rua da cidade, extraindo a energia do submundo transformando em arte.

Pam Araújo é escritora, produtora cultural e organizadora da Slam das Minas SP, batalha de poesia com recorte de gênero, faz parte dos Poetas Ambulantes, coletivo que se apresenta e distribui poesia nos transportes públicos de SP. É sócia da Baderna agência cultural periférica e autora dos fanzines “servielas” 2013 e “fotossinta-se” 2014 e dos livros de poesia “buraco” (baderna literária, 2017), “hídrica, palavra em estado de mergulho” (casa philos, 2021) e co-organiza a antologia bilíngue “A língua quando poema – La lengua cuando poema” (baderna literária, 2022).

Talita Alessandra Tristão é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Jornalista. Libertária. Educadora voluntária junto com pessoas privadas de liberdade. Ativista na luta contra as prisões.

Camila Ribeiro Costa Leite é psicóloga especialista em Direitos Humanos e psicanalista. Atua desde 2008 em situações sociais críticas como o encarceramento, violência, rua e conflito armado tanto a partir de serviços públicos, iniciativas privadas como no consultório particular.

Adriano Skoda é editor e professor de Geografia no ensino básico. Em 2011 inicia os trabalhos editoriais de forma autodidata no projeto da Biblioteca Terra Livre e em 2017 estrutura junto com dois amigos a editora Entremares.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.