Livro Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo
Livro Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo

Lançamento do livro Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo” – 3ª edição (Edições Sesc SP)

Com Cacique Faremã Kalapalo, Marina Herrero e Ulysses Fernandes. Com mediação de Geni Núñez.

Campinas

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Jardim do Galpão

Atividade aberta, sem retirada de ingressos.

Data e horário

De 25/01 a 25/01

25/01 • Domingo • 16h00
Livro Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo
Livro Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo

Para marcar o lançamento da terceira edição do livro Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo, publicado pelas Edições Sesc São Paulo, acontecerá um encontro que celebra a riqueza cultural do Alto Xingu e o brincar como forma de conhecimento. O bate-papo reúne cacique Farema Kalapalo, liderança que participou ativamente do projeto, e os organizadores Marina Herrero e Ulysses Fernandes, responsáveis pela pesquisa que registrou 25 jogos e brincadeiras tradicionais. A mediação será feita por Geni Núñez, pesquisadora e ativista indígena. Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os organizadores do livro.

Farema Kalapalo é cacique da aldeia Inhu (Caramujo), no Alto Xingu. Participou ativamente do projeto que originou o livro Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo, colaborando na reconstituição das regras e significados das brincadeiras tradicionais. Sua atuação reforça a importância da oralidade e da memória coletiva na preservação dos saberes indígenas.

Geni Núñez é ativista indígena guarani, escritora e psicóloga. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É doutora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). Autora dos livros Descolonizando Afetos (2023), Jaxy Jaterê (2023) e Felizes por enquanto (2024).

Marina Herrero é indigenista e gestora cultural, criou o programa Diversidade Cultural e a área Povos Indígenas no Sesc São Paulo. É autora e organizadora de publicações como Baré: povo do rio, Prêmio Culturas Indígenas e Brasil indígena: histórias, saberes e ações. Dirigiu e desenvolveu argumentos para seis filmes, entre eles: Kwarìp: mito e rito no Xingu, A vitória dos netos de Makunaimi e Sawé: as lutas do movimento indígena.

Ulysses Fernandes – Indigenista. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), 1986. Membro da Sociedade Brasileira de Entomologia e produtor cultural

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.