Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Central de Relacionamento (2o andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, no local.
Data e horário
De 29/03 a 29/03
Das 19h30 às 21h30
Questões como gestão cultural, financiamento e fomento à cultura, planos culturais, importância das universidades e desafios e dilemas no âmbito cultural são analisados na coletânea Políticas culturais: diálogos possíveis, que reúne uma síntese das reflexões do professor e pesquisador Antônio Albino Canelas Rubim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), delineando um panorama que conecta o passado e o presente da história cultural do país.
Nos ensaios, o autor analisa experiências de implantação e desenvolvimento de políticas e gestões culturais públicas, em tempos e lugares diversos, fornecendo dispositivos para repensar o atual cenário brasileiro. Entre essas experiências, destacam-se as ações do Ministério da Cultura (MinC) na gestão de Gilberto Gil (2003-2008) e a experiência de Rubim como secretário de Cultura do Estado da Bahia (2011-2014). Um dos principais focos do professor é observar como a riqueza e a diversidade cultural do Brasil contrastam com a recente desatenção e ausência de investimentos em ações efetivas e permanentes por parte do poder público.
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, no local.
Antônio Albino Canelas Rubim é pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia. É ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia (2011-2014).
Isaura Botelho é doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Gestora cultural desde 1978, se especializou, ao longo de sua carreira, em planejamento e formulação de políticas públicas de cultura, ligada a instituições do governo federal: Funarte, Biblioteca Nacional e o próprio Ministério da Cultura.
A jornalista Adriana Couto apresenta o Metrópolis há mais de dez anos, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira. Na TV Cultura também já comandou a bancada do Jornal da Cultura.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.