Debate e apresentação da obra “Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros dramas” de Guilherme Diniz, com mediação de Washigton de Paula.
Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros dramas, de Guilherme Diniz, mergulha na trajetória do grupo de liderado por Abdias Nascimento, o TEN: um dos movimentos mais inovadores do moderno teatro brasileiro. Em primeiro lugar, o livro estuda todo o projeto dramatúrgico do grupo, destacando suas rupturas e invenções estéticas, bem como sua importância político-cultural na luta contra as violências raciais no palco e na vida social do país. Além disso, a obra analisa as relações entre o TEN e a crítica teatral da época, com minucioso trabalho bibliográfico e arquivístico. O autor propõe uma leitura que examina as lentes ideológicas que moldaram essas interpretações, revelando as negociações e os desafios enfrentados pelo grupo. O livro conta com um prefácio especial de Leda Maria Martins, uma das maiores intelectuais do país e grande estudiosa das culturas negras.
Ficha Técnica:
Autor: Guilherme Diniz
Prefácio: Leda Maria Martins
Editor: Philippe Curimbaba Freitas
Coordenação editorial: Amanda Negri e Bruno Rodrigues
Minibio:
Guilherme Diniz é pesquisador, professor e crítico teatral, mestre e doutorando em Estudos Literários e graduado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seu trabalho foca nas dramaturgias e teatralidades negras, com publicações acadêmicas e experiência internacional na Universidade de Coimbra, onde estudou Literaturas e Dramaturgias Africanas, bem como Análise e Crítica o Espetáculo. Atua como crítico em festivais renomados, coedita o site Horizonte da Cena e integra a Associação Internacional de Críticos Teatrais. Atualmente é jurado do Prêmio Shell e do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras. Além disso, foi diretor do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e do Centro Literário Pedro Nestor, promovendo iniciativas culturais em Pará de Minas. Este é seu primeiro livro publicado, fruto de sua extensa pesquisa de mestrado.
Washington de Paula é professor, pesquisador, diretor, ator, dramaturgo e produtor, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diretor da Cia. Quadro Negro, em Ribeirão Preto, desenvolve pesquisas e criações voltadas ao teatro negro, explorando questões de identidade, memória e representatividade. É também integrante da Cia. Teatral Tertúlia, desde 2009, atuando como ator, diretor e produtor. Como encenador e dramaturgo, destaca-se por obras que dialogam com a experiência negra e a crítica social, como Capitu Negra (2020), Húmus: Corpos Invisíveis (2018) e Quartos Ficcionais (2023). No audiovisual, realizou o documentário Travessia: memórias de um teatro negro (2025) e os curtas Quarto de Despejo (2021), inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus, e Sobre a Liberdade e os Cães Raivosos (2021).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.