Ler é um ato social dotado de sentidos e significados; ler para um bebê é uma atitude de fundamental importância, pois é nesta etapa da vida que se criam o maior número de sinapses cerebrais na criança, além da conexão com seus adultos cuidadores.
Nesta etapa da vida, ela está ainda mais aberta aos mais variados estímulos, como diferentes entonações de vozes, palavras diferentes e as expressões corporais das pessoas que as rodeiam, ainda que não fale, a criança interpreta tudo que acontece à sua volta e se comunica.
Em nosso encontro, convidamos famílias e bebês a se sentarem para ler e ouvir estórias
Ao ler para um bebê, não se espera que este aprenda a história, mas que este possa se relacionar com a narrativa, pela via daquele que a constitui e a transmite, possibilitando identificações com sua própria história. A leitura neste contexto, é a abertura de um mundo interno do sujeito com muitas oportunidades de interagir com o mundo externo, a partir do que o conto lhe oferece (SANTOS, Karina 2019).
Referências
Santos, Karina – Ler para bebês? A leitura como possibilidade estruturante e como função social na primeira infância.
Até 2 anos.
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