Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 11/7. Enquanto houver vagas.
Esgotado
O curso oferece subsídios epistemológicos e didáticos aos professores, contribuindo para a implementação da lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Indígenas na Educação Básica. Propõe visibilizar dignamente a diversidade cultural dos povos indígenas no currículo escolar. Traz à tona outros olhares, contrastando com as concepções colonialistas que perduram até os dias atuais no sistema educacional brasileiro.
Objetivos:
– Promover um letramento étnico-racial indígena, (re)conceituando termos cristalizados no sistema educacional brasileiro;
– Abordar os princípios da educação antirracista e intercultural indígena;
– Identificar e caracterizar as etnias, suas línguas e culturas;
– Analisar a potencialidade das literaturas indígenas enquanto recurso didático;
– Realizar uma análise crítica sobre o ensino da história e culturas indígenas na sala de aula;
– Produzir coletivamente sequências didáticas decoloniais.
Conteúdo programático:
– Princípios e fundamentos da pedagogia decolonial;
– História das sociedades indígenas e suas contribuições à cultura brasileira;
– Os povos indígenas na história do Brasil: movimentos e resistências;
– Diversidade linguística e cultural dos povos indígenas;
– A literatura dos povos indígenas e suas especificidades;
– Fundamentos teóricos e práticos para a produção de materiais didáticos na perspectiva intercultural e sua aplicabilidade na sala de aula.
Com Aly Orellana, doutor em Educação pela PUC-SP. Licenciado em Letras e Pedagogia. Ministrou a disciplina de Literaturas e Culturas Indígenas no Instituto Singularidades (2022). É Formador de Professores do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais: História e Culturas Indígenas na SME/SP.
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