atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 23/4. Enquanto houver vagas.
Este curso propõe a criação de narrativas colaborativas sobre o futuro, incentivando reflexões e ações no presente, além de ensinar métodos especulativos de pesquisa e invenção. Em grupos, os participantes desenvolverão histórias sobre o futuro climático do Parque Novo Mundo, uma das maiores e mais antigas áreas de favelas e ocupações de São Paulo. O foco será explorar como a capacidade de resistência e luta dessas comunidades pode contribuir para enfrentar os impactos sociais, econômicos e políticos das crises ambientais. Buscaremos aprender com essas favelas e ocupações, entendendo como suas experiências podem oferecer caminhos para lidar com incertezas e adversidades que afetarão toda a sociedade. As narrativas serão construídas com base em mecânicas e procedimentos de jogos de interpretação de papéis (RPGs), adaptados aos objetivos do curso.
Com Vinícius Spira, doutor e mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP, com graduação em Ciências Sociais e Arquitetura também pela USP.
Com João Sales, educador social, produtor cultural e pesquisador. Secretário executivo e co-fundador da Rede Potências Periféricas, um coletivo de coletivos e organizações sociais periféricas que cria soluções e oportunidades de diálogos para democratizar, descentralizar e acessar recursos financeiros.
Com Gabriel Teixeira, mestrando em Antropologia Social pela FFLCH-USP, com graduação em ciências sociais pela mesma instituição (2016). Atuou como docente de sociologia, na Escola de Aplicação de USP e no Estado de São Paulo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.