Foto: Acervo Mauro Yamaguti
Foto: Acervo Mauro Yamaguti

Linha Tênue: Experimentos com Desenho Contemporâneo

Com Mauro Yamaguti

Entrelinhas

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.


Data e horário

De 11/01 a 15/02

Quarta

Das 19h30 às 21h30 (exceto 25/1)

Foto: Acervo Mauro Yamaguti
Foto: Acervo Mauro Yamaguti

A atividade propõe vivências e reflexão sobre o desenho contemporâneo , através do diálogo com a percepção corporal, o ritmo interno e a observação do mundo. O artista Mauro Yamaguti irá apresentar algumas referências que auxiliaram a sua pesquisa, desafiando o uso de materiais convencionais e não convencionais para a produção do desenho e a pesquisa sobre a linha.

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.

Programa de aulas:

Encontro 1 – Soltando as linhas
Exercícios para soltar o traço e descobrir o desenho em diferentes superfícies, trabalhar o desenho de linhas repetidas em grandes espaços e outras experimentações.

Encontro 2 – Performance e linha
Encontro focado na prática do desenho enquanto atividade corporal. Serão propostos exercícios de criação focados na percepção corporal e no desenho sensorial, como a prática do Transfer Drawing, do artista Dennis Oppenheim.

Encontro 3 – Do Tamanho do Corpo: Linhas em grande e pequeno formatos
Encontro focado nas dimensões que o desenho e as linhas podem assumir. Serão apresentados os trabalhos dos artistas Tony Orrico e Santídio Pereira, e serão propostos exercícios de desenho que trabalhem a questão do tamanho.

Encontro 4 – Linha, espaço e forma
Este encontro trabalha a observação e percepção tátil do participante na criação de desenhos. Serão propostos exercícios com frotagem, colagem e recorte.

Encontro 5 – Linha e instalação
Este encontro propõe exercícios que pensem o desenho como prática de instalação artística, utilizando barbantes e rolos de linha para ocupar o espaço e criar linhas e desenhos neste processo.

Mauro Yamaguti é artista e educador de arte. Graduado em Artes pela FAINC (2008) e especialista em Arte Educação pelo Instituto Singularidades (2018). Desenvolve pesquisa em diferentes linguagens como desenho, instalações e performance, tendo como principal interesse a relação entre linha, tempo, direção, força, movimento contínuo e espaço.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.