Foto: Luiz Pereira Pinto
Foto: Luiz Pereira Pinto

Literatura como direito: tessituras poético-políticas  

Com Neide Almeida

FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

16

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório | 80 lugares

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Data e horário

De 24/08 a 24/08

24/08 • Quarta • 19h00
Foto: Luiz Pereira Pinto
Foto: Luiz Pereira Pinto

Considerando que a leitura do texto literário pode representar uma experiência profundamente (trans)formadora, tanto no que diz respeito à dimensão política quanto à estética, essa roda de conversa tem como objetivo sensibilizar os participantes para uma reflexão a respeito da relação que estabelecem com a literatura.

Dialogar com o público a respeito do papel da literatura na construção do nosso imaginário, como conhecimento fundamental para a compreensão do mundo em que vivemos e também como linguagem artística que permite interpretar, representar e (res)significar identidades, lugares sociais e a forma como se dão as relações de poder em nossa sociedade. Essa reflexão será permeada por leituras e breves comentários de fragmentos de textos literários que proporcionem também uma aproximação poética com as questões abordadas.

Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora e editora independente; consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Coordenou entre 2013 e 2019 o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil; de setembro de 2019 a março de 2022 atuou na Secretaria Executiva da Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.