Esgotado
Data e horário
De 08/04 a 06/05
De 8/4 a 6/5, terças, das 19h às 21h. Exceto dia 22/4.
Esgotado
A proposta de curso “Literatura como Pharmakon”, dividida em 4 encontros, propõe refletir sobre o lugar da literatura na busca pela saúde mental. Para tanto, as ideias de pharmakon (como veneno e remédio) e de criação de si como obra de arte irão estimular uma discussão sobre os poderes curativos e os perigos da palavra escrita tendo como base as pesquisas feitas pela ministrante associadas à literatura de autoras que viveram muito e outras que viveram menos do que esperávamos como Hilda Hilst, Wislawa Szymborska, Adélia Prado, Anne Sexton, Alexandra Pizarnik, Ana Cristina César, entre outras.
Geruza Zelnys é escritora, professora e pesquisadora. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Tem pesquisa de pós-doutorado em Filosofia da Educação sobre processos criativos e potencialidades clínicas da escrita (UNIFESP). É professora de literatura na pós-graduação do Instituto Vera Cruz. Tem formação em Esquizoanálise pela Escola Nômade de Filosofia. Idealizou e criou o curso de Escrita Curativa, em 2014. Publicou livros em diferentes gêneros literários, além de traduzir livros infantojuvenis, tendo conquistado diversos prêmios como o de Criação Literária da Prefeitura de São Paulo para o livro “Quintais” (Ed. Patuá, 2018). Atua também como jurada em concursos literários e bancas acadêmicas. Publicou, recentemente, os livros “A escrita curativa. Ou de como voar com asas quebradas”, volumes 1 e 2, pela Fábrica de Cânones (2021).
Inscrições on-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br a partir de 26/3, às 14h para credencial plena e 28/3, para público geral. Vagas limitadas.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.