atividade online
Local: Plataforma Zoom
Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 20/3. Enquanto houver vagas.
Este curso tem como objetivo introduzir os participantes ao estado atual dos processos de memorialização no Chile, que resultaram de diversas iniciativas da sociedade civil e do Estado para recordar os eventos e crimes cometidos durante a ditadura cívico-militar (1973-1990). O foco será o panorama dos locais de memória no Chile e, em particular, o caso do assentamento alemão, mundialmente conhecido como Colônia Dignidade, sobre o qual ocorre um debate público e político bilateral entre o Chile e a Alemanha a respeito de sua recuperação como local de memória.
As paisagens de memória no Chile permitem uma aproximação à diversidade de expressões materiais e simbólicas que neles se representam, bem como aos debates contemporâneos sobre o quê/quem se lembra, como, onde e para quê. No caso da Colônia Dignidade, esse debate também envolve discussões transnacionais sobre políticas e culturas de memória.
Com Evelyn Hevia Jordán, psicóloga social e historiadora, doutora pela Freie Universität Berlin, com mais de 20 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados aos processos de memória sobre a ditadura cívico-militar chilena.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.