Foto: Acervo da Biblioteca Nacional
Foto: Acervo da Biblioteca Nacional

Machado de Assis e a música

Quatro contos do Bruxo do Cosme Velho que falam de música

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade online

Grátis

Local:  Plataforma Microsoft Teams

Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 10/3. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 14/03 a 28/03

Sexta

15h às 17h

Foto: Acervo da Biblioteca Nacional
Foto: Acervo da Biblioteca Nacional

O curso propõe uma análise em torno dos contos de Machado de Assis que retratam a figura dos personagens músicos. O objetivo é oferecer uma porta de entrada para todos aqueles que se interessam pela obra machadiana, mostrando o quanto o escritor brasileiro estava atento para os gêneros musicais e para as trocas culturais que ocorriam no final do século XIX. Não por acaso, essas manifestações foram tematizadas pelo autor em narrativas que, de maneira crítica e aguda, lançaram questões relevantes sobre qual o processo de aclimatação que surge para as artes em território brasileiro, ou mesmo sobre qual lugar do artista em seu confronto criativo para construir uma identidade nacional autêntica. Décadas depois estes seriam pontos centrais para os modernistas, mas tal como veremos já eram embrionários na ficção machadiana.
A metodologia do curso seguirá um programa que contempla uma breve análise de quatro narrativas selecionadas, apoiando-se na bibliografia de pesquisadores que destacaram a figura do artista na obra machadiana, tais como Hélio Guimarães, Raymond Sayers e José Miguel Wisnik. Primeiramente, será abordado o interesse pela música e a aproximação que o escritor teve com diversos compositores cariocas. Em seguida serão analisados os contos “Trio em lá menor”, “O Machete”, “Cantiga de esponsais” e “Um homem célebre”, enfatizando os embates e questões artísticas suscitadas pelos personagens músicos.
As aulas são elaboradas a partir de trechos dos contos analisados, textos críticos, imagens, bem como uma série de músicas do período que visam ilustrar os gêneros musicais abordados pelas narrativas, valorizando assim a fruição artística em relação aos aspectos teóricos trabalhados ao longo do curso.

Programa:
1º encontro: O interesse de Machado de Assis pelas artes e pela música no século XIX.
2º encontro: O triângulo amoroso-musical nos contos “O Machete” e “Trio em lá menor”.
3º encontro: Um diálogo entre os contos “Um homem célebre” e “Cantiga de esponsais”: a obsessão e a busca pela perfeição da obra artística.

Com Fernando Costa, músico e professor de literatura. Na área musical, atua desde 1999 em diversos grupos e projetos oferecendo oficinas, workshops e aulas de música. Formado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela USP, obteve o mestrado com a dissertação “Literatura e música em diálogo: um estudo das leyendas de Gustavo Adolfo Bécquer e dos contos de Machado de Assis”. Desenvolve uma pesquisa de doutorado em torno da música nos romances de Machado de Assis, pela FFLCH-USP.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.