Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Térreo
Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.
Data e horário
De 23/07 a 23/07
O negacionismo científico não é novo. Já em 1995 uma nova área de estudos intitulada Agnotologia surgiu para analisa fenômenos de desinformação social e cultural, com o objetivo de promover a ignorância ou incerteza na opinião pública. Pensando nisso e nos negacionismos enfrentado pela ciência nos dias de hoje, a intenção do encontro é promover a reflexão sobre as motivações e interesses por trás do negacionismo científico na contemporaneidade, quais as suas características e consequências, a importância da defesa das instituições acadêmicas e dos cientistas no enfrentamento desse problema, dentre outros pontos. Com Chloé Pinheiro (Ciência Suja) e Ester Sabino. Mediação: Laura Marise (Nunca Vi Um Cientista).
Laura Marise
É farmacêutica-bioquímica com pós-doutorado em Bioquímica. Junta da sua dupla, Ana Bonassa, criaram o canal “Nunca Vi 1 Cientista”. Desde 2018, o projeto se destaca na divulgação científica, atuando nas redes sociais, especialmente no Youtube e Instagram, com foco em desmentir desinformação e promover o pensamento crítico. Com o selo de qualidade do Science Vlogs Brasil, o canal se tornou referência em conteúdo educativo. A dupla se conheceu em uma competição internacional de comunicação científica em 2018, e desde então consolidaram seu projeto como um dos principais da área.
Chloé Pinheiro
Jornalista com 15 anos de cobertura de saúde e ciência. Atualmente, é editora na revista Veja Saúde (Editora Abril) e produtora do podcast “Ciência Suja”. Em 2024, esteve no top 5 profissionais mais admirados da imprensa de saúde e bem-estar do Brasil elaborado pelo Einstein e pelo Portal Jornalistas e Cia, e no top 3 jornalistas de ciência da mesma premiação. Ex-bolsista do Pulitzer Center e da Fundação Gabo, autora do livro Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas contra a Covid?
Ester Sabino
Professora titular da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Atualmente integra o conselho do Instituto de Estudos Avançados (USP). Desde 2022 é consultora no Instituto Todos pela Saúde. Em 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo criaram o Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas. A imunologista também recebeu a Medalha Armando de Salles Oliveira da USP, no mesmo ano, e o prêmio 2026 TWAS Award in Medical & Health Sciences, em 2024.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.