Foto: Acervo Sesc,
Foto: Acervo Sesc,

Maracatu Baque Virado

Com Grupo Percussivo Baque Caipira

Carnaval

Birigui

Duração: 120 minutos

A10

atividade presencial

Grátis

Local: Gramado das Palmeiras do Sesc Birigui.

Senhas 30 minutos antes.

Data e horário

De 27/02 a 27/02

Quinta

Das 19h30 às 21h30.

Foto: Acervo Sesc,
Foto: Acervo Sesc,

O grupo Baque Caipira convida o público para uma experiência de imersão na cultura do Maracatu de Baque Virado, uma manifestação afro-brasileira que reúne música, dança e tradição. A apresentação inclui um breve histórico do Maracatu, a prática dos ritmos e toques dos instrumentos tradicionais (agbê, ganzá, gonguê, caixa e alfaia), além de cantigas e reflexões sobre essa expressão cultural.

Com 10 anos de trajetória, o Baque Caipira une as raízes do Maracatu às influências musicais do interior paulista, oferecendo uma vivência que destaca a riqueza e a diversidade dessa prática cultural.

O Maracatu é uma manifestação cultural afro-brasileira, composta por música, dança e narrativas populares, tendo a sua origem marcada pelo período colonial. Neste encontro, o grupo convida o público para uma experiência imersiva na musicalidade da nação de Maracatu Baque Virado.

Sobre o Grupo

O Baque Caipira é um grupo percussivo de Piracicaba, que há 10 anos vem se constituindo como um espaço de arte, cultura e educação com base na valorização e difusão de ritmos e cosmologias afro-ameríndias e caipiras. O trabalho desenvolvido pelo grupo é inspirado no Maracatu de Baque Virado (Nação), porém, se apresenta com repertório autoral, integrando características da musicalidade do interior paulista.

Conteúdo programático:

  • Apresentação: Breve histórico do Maracatu de Baque Virado e dos instrumentos tradicionais (Agbê, ganzá, gonguê, caixa e alfaia).
  • Pulsação rítmica: desenvolvimento da percepção rítmica, por meio da percussão no corpo, considerando também a prática do solfejo e da prosódia para compreensão da acentuação dos baques do maracatu e das figuras rítmicas de cada instrumento.
  • Percussão e as linguagens do Baque Virado: prática percussiva dos toques e das figuras rítmicas de cada instrumento para desenvolvimento dos baques tradicionais, convenções simples e viradas.
  • Prática vocal: cantar as cantigas do maracatu, sendo as loas/toadas do Baque Caipira e de algumas das Nações do Maracatu de Recife.
  • Bate-papo: momento final em que os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas, partilhar reflexões e sensações em relação a vivência.

Ficha técnica
Percussão: Maicon Araki
Dança: Priscila Ferreira
Batuqueiro Gonguê: Felipe Sousa
Batuqueiro Caixa: Lazos Battonyai Valeriano
Batuqueira Agbê: Luma Ciferri
Batuqueiro Alfaia: Eduardo Vianna
Batuqueira Ganzá: Ediana Arruda
Produção Executiva: Fernanda Ferreira

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.