Cred:  Lena Vinicius Cruz
Cred: Lena Vinicius Cruz

Maria Firmina dos Reis, Presente!

com Lena Roque

24 de Maio

Duração: 45 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes - ETA | 4º andar

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Data e horário

19/11 • Quarta • 19h00
Cred:  Lena Vinicius Cruz
Cred: Lena Vinicius Cruz

PROJETO: Texto Encarnado

Peça-invocação da presença da negra Maria Firmina dos Reis, autora do romance “Úrsula” (1859), onde os pensamentos de seus textos e poemas são corporificados, em uma reconstrução poético-ficcional do que seria um encontro do público com a escritora e professora maranhense falecida em 1917. Filha de uma ex-escravizada, foi esquecida e invisibilizada, mesmo tendo sido a primeira escritora abolicionista da Brasil.

A dramaturgia se apresenta como escrita poética dramática, acrescida de livre adaptação dos textos de Maria Firmina dos Reis, assinada por Lena Roque (que também assina a direção do espetáculo) e Marcelo Ariel. Abarca uma gramática cênica sobreposta por camadas de signos, apresentando sequências imagéticas, onde as cenas falam por si mesmas, já que estão carregadas de significado, assim como a poesia e prosa do universo literário de Maria Firmina dos Reis, “conversando” com citações, dados históricos, e depoimentos pessoais, em interligação com fundamentos da ancestralidade que vive em nós, povo negro. É uma escrita contemporânea.

Lena Roque conta e canta a vida de Maria Firmina dos Reis dentro de um contexto que pode ser chamado de “poema cênico-musical’, tendo como ênfase a atualidade do pensamento e força política da vida-obra de Maria Firmina dos Reis, acompanhada ao piano pelo músico Roberto Mendes Barbosa (pianista, cantor, compositor, maestro). Seu pensamento é explicitado no espetáculo pelo corpo presente da atriz, e pode vir a contribuir para uma desconstrução da invisibilidade de sua literatura e estereótipos racistas ainda em vigência nos dias de hoje.

Sobre a artista
Lena Roque, atriz, formada em Artes Cênicas pela ECA/USP. Diretora teatral, dramaturga e roteirista. Atuou em dezenas de espetáculos. No cinema, o longa “Domésticas”, de Fernando Meirelles e Nando Olival, entre 10 outros. Dirigiu os espetáculos; “Impressões”, “A Disputa”, “Diário Íntimo de Lima Barreto”, entre outros. Dirigiu “Bonita Lampião”, contemplado na 10ª Ed. Prêmio Zé Renato. Atuou e corroteirizou o longa “Barraco de Família”. Também foi corroteirista da série de animação “Yayá Ojú – Uma Cidade Daora”. Atua e assina direção, além do texto (com Marcelo Ariel), do espetáculo “Maria Firmina dos Reis, Presente!”.

Ficha técnica
Dramaturgia: Lena Roque e Marcelo Ariel
Direção Geral/Concepção/Atuação: Lena Roque
Direção Musical: Roberto Mendes Barbosa
Direção Corpo e Voz: Jorge Balbyns
Figurinos e Espaço Cênico: Paula de Paoli
Desenho de Luz: Roseli Marttinely

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.