foto: José de Holanda
foto: José de Holanda

Marina Esteves lê Bell Hooks

Tudo sobre o amor: novas perspectivas

Jundiaí

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Data e horário

De 25/01 a 25/01

Sábado

14h30 às 15h30

foto: José de Holanda
foto: José de Holanda

“Tudo sobre o amor: novas perspectivas”, da escritora Bell Hooks, é um livro que aguça os olhares para as relações contemporâneas e reflete o amor como ação politica de transformação social.

Nesta mediação de leitura, a artista Marina Esteves pretende convidar os participantes ao contato com passagens importantes deste renomado trabalho literário por meio da audição e interpretação ao vivo, evocando sua estética de pesquisa com a palavra na cena em ressonância com o teatro épico, a narratividade e o spoken word.

Considerando a importância de fomentar o campo simbólico na ação politica de “mulheres negras lerem mulheres negras”, a intérprete escolhe essa obra no intuito de colaborar com a construção desse imaginário onde mulheres negras se leem e têm o direito de falar sobre o amor, tema preterido socialmente para a comunidade negra, sobretudo dentro do recorte de gênero feminino.


Sobre a obra:
“Tudo sobre o amor: novas perspectivas”, é um livro da autora antirracista e feminista estadunidense Bell Hooks, publicado em 2000 que discute aspectos do amor na sociedade moderna. Hooks combina anedotas pessoais, bem como ideias psicológicas e filosóficas para desenvolver e fortalecer seu argumento. Cada capítulo discute um aspecto do amor. Primeiro, ela explica sua posição e introduz um trabalho externo que trata principalmente desse aspecto do amor. Em seguida, ela dá sugestões sobre como reverter nossa formação cultural e nos tornarmos mais abertos a dar e receber amor. Esses aspectos são o afeto, o respeito, o reconhecimento, o comprometimento, a confiança, o cuidado e a comunicação aberta e honesta – ao invés das formas costumeiras decorrentes de estereótipos de gênero, raça, dominação, controle, ego e agressividade.

Sobre a autora:
Bell Hooks nasceu em 1952 em Hopkinsville, uma cidade rural do estado de Kentucky, no sul dos Estados Unidos. Batizada como Gloria Jean Watkins, adotou o nome pelo qual é conhecida em homenagem à bisavó, Bell Blair Hooks. Formou-se em literatura inglesa na Universidade de Stanford, fez mestrado na Universidade de Wisconsin e doutorado na Universidade da Califórnia. Seus principais estudos estão dirigidos à discussão sobre raça, gênero e classe e às relações sociais opressivas, com ênfase em temas como arte, história, feminismo, educação e mídia de massas. É autora de mais de trinta livros de vários gêneros, como crítica cultural, teoria, memórias, poesia e infantil.

Sobre a artista:
Marina Esteves é atriz, diretora e bailarina. Formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Pesquisa o teatro negro e as reverberações e intersecções de gênero e raça da cena. É co-fundadora do O Bonde. Atualmente integra o espetáculo “Gota d’água Preta” e Cia La Mínima, além dos espetáculos de seu coletivo. Como diretora e idealizadora assina a obra “Zebra sem nome” indicada
a melhor espetáculo infantil pelo Prêmio APCA em 2023, e também a obra “Magnólia” seu espetáculo solo com estreia no segundo semestre de 2024. Como mediadora e curadora suas atuações mais recentes são a presidência da banca avaliadora da 14° edição do Prêmio Zé Renato de teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e mediação do debate sobre a obra de Grada
Kilomba no Sesc Avenida Paulista. Foi premiada na categoria “Revelação” na cena teatral paulistana no Prêmio Deus Ateu de teatro por Marcio Tito em 2023.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.