atividade presencial
Grátis
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Inscrições no local 30 min. antes.
Data e horário
De 02/03 a 02/03
Criação e produção de máscaras livremente inspiradas nas brincadeiras populares de ursos de carnaval. Após a oficina os participantes são convidados a se juntar ao cortejo carnavalesco do Cordão do Urso Guaru-yá.
Cordão Carnavalesco do Guaru-yá
A fim de reviver um carnaval de rua lúdico e de caráter cultural na cidade de Guarujá, um grupo de amigos e moradores da região criaram o Cordão Carnavalesco do Urso Guaru-yá em 2016, agregando a comunidade, onde crianças, adultos e pessoas da boa idade brincam o carnaval juntamente com suas famílias e turistas da cidade. O cortejo anual tradicional percorria as principais ruas do bairro da Barra Funda, avenida da praia e centrinho das Pitangueiras; a partir de 2023, passou a ter como base a praça Dr. Walter Belian (pista de skate) no bairro do Guaiúba.
Fortalecendo a diversidade cultural na Ilha de Santo Amaro e Baixada santista e os trabalhadores da cultura do município do Guarujá, o Cordão Carnavalesco promove a valorização da música ao vivo, a cultura popular e a memória do carnaval de rua. A banda traz o frevo – expressão artística brasileira reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco -, marchas carnavalescas tradicionais e próprias, como o Hino Oficial do Urso.
Para crianças a partir de 10 anos acompanhadas de um responsável.
Inscrições no local 30 min. antes.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.