Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Massembas de Ialodes – Corpo e cidade: incursões estéticas e políticas de mulheres negras no carnaval

com Angelica Ferrarez, Juliana Barbosa, Juliana Ribeiro, Kelly Adriano e Nega Duda

Do 13 ao 20

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Comedoria

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Data e horário

Terça

terça, 20h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2022, o nome de Helena Theodoro protagonizou o carnaval carioca, ao propor o enredo da Acadêmicos do Salgueiro. Neste terceiro encontro, o foco é pensar a presença das mulheres no samba, na cidade e no carnaval como uma ocupação política que passa pelo corpo/dança e pela ocupação das ruas.

Angelica Ferrarez (RJ)
Professora, pesquisadora, consultora e doutora em História Política. Pesquisa a história social do samba e das mulheres negras no pós Abolição. Integra a equipe de curadores do Instituto Moreira Sales, é coordenadora no Museu do Samba e jurada no Estandarte de Ouro do carnaval carioca. Tem diversos artigos publicados na área e escreve o perfil biográfico das Tias do samba.

Juliana Barbosa (PR)
Professora, pesquisadora e produtora cultural. Docente do Departamento de Comunicação da UFPR. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora das culturas do samba e do carnaval. Idealizadora do projeto Estação Samba. Jurada do prêmio Estandarte de Ouro, do carnaval carioca.

Kelly Adriano de Oliveira (SP)
Mulher negra paulistana, nascida na Barra Funda no carnaval de 1973. Mãe da Amandlah e do Kayodê. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestra em antropologia pela USP e graduada em Ciências Sociais pela USP. É educadora, ativista antirracista, curadora, articuladora e gestora cultural. Trabalha no Sesc SP onde está como gerente adjunta de ação cultural. Seus temas de pesquisa são negritude, gênero, educação, antropologia urbana, antropologia política, artes e cultura.

Intervenção musical

Juliana Ribeiro (BA)
Cantora, Compositora, Historiadora, Arte Educadora e Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. Possui formação técnica em canto lírico pela UFBA e especialização em canto popular pela UNICAMP-SP. Iniciou a sua carreira em 2001, onde desnuda as origens do Samba num repertório com três séculos de canção (XIX, XX, XXI ). Possui um EP lançado em 2009, o CD Amarelo, lançado em 2012, concorrente ao Prêmio da Música Brasileira. Acaba de lançar seu mais novo álbum “Preta Brasileira – Estúdio Vivo”, com composições autorais e raras releituras afro-atlânticas.

Nega Duda (BA)
Cantora, sambadeira, compositora, escritora, influenciada pelos ensinamentos de sua mãe e avó, Nega Duda vem desde a infância em São Francisco do Conde, cidade pertencente ao Recôncavo Baiano, vivenciando e absorvendo a cultura local, que traz dentre as suas ricas manifestações culturais e religiosas, a roda de samba, o candomblé e a culinária ancestral.

Analu
Cantora ,musicista, integrante do projeto Zanza e amigas, com residência no Bar 34, área central de São Paulo a quatro anos, integrante do projeto Dinastia Preta com as pretas e gordas. Bacharel em Direito.

Carol Nascimento
Cantora, compositora e educadora do Grajaú. Em 2014 integrou a ala dos compositores do Kolombolo diá Piratininga. Em 2015 participou das Sambadas, roda de samba de mulheres.

Helô Ferreira
É bacharel em música e mestre em Educação. Como violonista e arranjadora atua no novo cenário do samba paulistano.

Kamila Alcantara
Musicista, há 20 anos e integrante do Samba de Dandara.

Kelly Adolpho
Cavaquinista, percussionista, ritmista de escola de samba faz parte dos conjuntos musicais, Samba pros Orixás, Massembas de Ialodês, Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado

Monalisa Madalena
Percussionista de samba, desde 2011 é integrante do grupo de samba Roberta Oliveira e o Bando de Lá onde tem como instrumento fixo, pandeiro, cuíca e efeitos.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.