Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Massembas de Ialodês – Legados e ancestralidades: o samba que gira com as mulheres negras

com Claudia Alexandre, Elizabeth Mennezes, Maira da Rosa, Raquel Tobias e Wânia Santana

Dossiê da Diáspora

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Comedoria

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Data e horário

Quarta

Dia 17/8, quarta às 20h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quando falamos em samba e em mulheres negras protagonizando essa tradição, pensamos nas Tias Baianas, nas mães de santo, terreiros e quintais. Neste encontro, falaremos sobre a magia e a ancestralidade que envolvem as tradições do samba e como as mulheres são as responsáveis por transmitir e preservar essa memória.

Claudia Alexandre
Ebomi de Oxum e Sambista, é Jornalista, Mestre e Doutora em Ciência da Religião (PUC-SP). Autora de “Orixás no Terreiro Sagrado do Samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai” (Editoras Aruanda e Griot), apresenta o programa Papo de Bamba (Rádioweb BR Brazil); Pesquisa Comportamentos e Representações em tradições afro-brasileiras, com interesse nas vivências de mulheres negras nos terreiros e nas escolas de samba. Estuda desde 2008 a vida de Tia Ciata de Oxum (Hilária Batista de Almeida).

Wania Sant’Anna
Historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações étnico/raciais e consultora para programas coorporativos de diversidade e equidade de gênero. Ex-secretária de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, atual Presidente do Conselho Curador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do IFCS/UFRJ e colunista do Congresso em Foco na coluna Olhares Negros.

Maira da Rosa
Mulher negra, nascida em Osasco, no estado de São Paulo, criada parte em Pernambuco, parte na Bahia, parte em Minas Gerais e parte em São Paulo, filha de Oxum, cantora, educadora, graduada em Letras pela PUC-SP, mestra em Educação: Currículo pela PUCSP, vocalista da banda Samba de Dandara, educadora de Tecnologias e Artes no Sesc São Paulo.

Intervenção musical

Elizabeth Mennezes (SP)
Canta, compõe, arranja e toca diversos instrumentos. Cria de Ubatuba, litoral norte de SP, nos últimos anos vem cursando arquitetura em Taubaté. Suas referências passeiam pelo samba-jazz e bossa, pensadas à todo momento como cama para os toques percussivos de Terreiro, uma miscelânea que, por sua vez, vem do mesmo lugar: o canto negro e o toque negro. Elizabeth vê seu canto e sua escrita assim, compostos junto às suas vulnerabilidades e ancestralidade, algo que respinga e que protege. Atualmente se dedica à produção do seu primeiro álbum autoral “Beiral”, e às aulas de canto e preparação vocal para artistas.

Raquel Thobias (SP)
Compositora, cantora e intérprete. Começou sua carreira como pastora e hoje divide os palcos com grandes nomes da música brasileira, além de desenvolver inúmeros projetos nas comunidades paulistanas.

Instrumentistas – Massembas

Analu
Cantora ,musicista, integrante do projeto Zanza e amigas, com residência no Bar 34, área central de São Paulo a quatro anos, integrante do projeto Dinastia Preta com as pretas e gordas. Bacharel em Direito.

Carol Nascimento
Cantora, compositora e educadora do Grajaú. Em 2014 integrou a ala dos compositores do Kolombolo diá Piratininga. Em 2015 participou das Sambadas, roda de samba de mulheres.

Helô Ferreira
É bacharel em música e mestre em Educação. Como violonista e arranjadora atua no novo cenário do samba paulistano.

Kamila Alcantara
Musicista, há 20 anos e integrante do Samba de Dandara .

Kelly Adolpho
Cavaquinista, percussionista, ritmista de escola de samba faz parte dos conjuntos musicais, Samba pros Orixás, Massembas de Ialodês, Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado

Monalisa Madalena
Percussionista de samba, desde 2011 é integrante do grupo de samba Roberta Oliveira e o Bando de Lá.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.