Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Massembas de Ialodês: Samba, memória e ancestralidade

com Helena Theodoro, Janaina Guinond, Luana Bayô e Fabiola Machado

Dossiê da Diáspora

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Comedoria

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Data e horário

Terça

terça, das 20h às 22h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Encontro de abertura com a matriarca do evento, Helena Theodoro e a pesquisadora e orientanda Janaina Guinond. Neste bate-papo, elas conversam sobre a história de Helena e os cruzamentos com sua vida, a relação familiar com a Salgueiro, os sambas e a cidade.

Samba, memória e ancestralidade

Helena Theodoro
Bacharel em Direito, Pedagoga, Mestre em Educação pela UFRJ, Doutora em Filosofia pela UGF, pós- doutora em História Comparada. Autora de vários livros, sendo o último “Martinho da Vila reflexos no espelho”. Autora do enredo Resistência do Acadêmicos do Salgueiro de 2022. Foi jurada do Estandarte de Ouro do jornal O Globo por 27 anos.

Jana Guinond
Atriz, Pedagoga, Mestranda em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ), Produtora Executiva do Encontro Internacional Alafiá Mundo, Idealizadora do Programa Usando a Língua (Portuguesa), que já foi indicado por duas vezes consecutivas no Festival Internacional de web-séries, Rio Web Fest (2016/2017), concorrendo a melhor série educacional. Jana é também integrante dos Grupos de Pesquisas: Gepcafro (UFRRJ) e Lupa Carnaval (UFRJ). E como atriz atuou no cinema com o filme Última Parada 174, de Bruno Barreto, M8 de Jeferson De, Medida Provisória de Lázaro Ramos. Atualmente, está na produção dos documentários sobre Dolores Duran e Chiquinha Gonzaga, direção de Juliana Baraúna e Igor Pereira.

Intervenção musical

Fabiola Machado (RJ)
Cantora, compositora, produtora e escritora. Desde 2012, canta profissionalmente e participa de eventos importantes relacionados à música, à cultura e ao espaço da mulher na cidade do Rio de Janeiro. Faz parte da geração de mulheres que cantam, pesquisam ritmos brasileiros, seus compositores, gêneros, fundamentos e suas origens. Desde 2012 canta e produz os grupos “Moça Prosa”, um movimento de mulheres sambistas e o Grupo “Awurê”. Em 2018, começou a escrever e participar de coletâneas escritas com outras mulheres. Lançou em 2012, junto ao grupo Awurê, o filme documentário “Awurê na Bahia – A Rota do samba de Roda”, onde dirigiu a pesquisa. Em 2021, lançou seus álbuns musicais com os grupos Awurê, Moça Prosa e seu primeiro single ” O que é bom cultuar” em todas as plataformas digitais.

Luana Bayô (SP)
Cantora, compositora, educadora e pesquisadora. Tem um trabalho fortemente marcado pela presença das tradições afro-brasileiras e pela música negra em diáspora. Seu trabalho mais recente é o disco “Tambú”, que traz a presença da influência da musicalidade dos povos bantos nos batuques paulistas.

Instrumentistas – Massembas

Analu
Cantora ,musicista, integrante do projeto Zanza e amigas, com residência no Bar 34, área central de São Paulo a quatro anos, integrante do projeto Dinastia Preta com as pretas e gordas. Bacharel em Direito.

Carol Nascimento
Cantora, compositora e educadora do Grajaú. Em 2014 integrou a ala dos compositores do Kolombolo diá Piratininga. Em 2015 participou das Sambadas, roda de samba de mulheres.

Helô Ferreira
É bacharel em música e mestre em Educação. Como violonista e arranjadora atua no novo cenário do samba paulistano.

Kamila Alcantara
Musicista, há 20 anos e integrante do Samba de Dandara .

Kelly Adolpho
Cavaquinista, percussionista, ritmista de escola de samba, faz parte dos conjuntos musicais, Samba pros Orixás Massembas de Ialodês, Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado

Monalisa Madalena
Percussionista de samba . Desde 2011 é integrante do grupo de samba Roberta Oliveira e o Bando de Lá onde tem como instrumento fixo , pandeiro, cuíca e efeitos.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.