atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 31/7. Enquanto houver vagas.
O curso “Materiais históricos de desenho ” apresenta uma produção prática de materiais históricos utilizados por diversos artistas ao longo do tempo, de modo que se possa estabelecer uma relação entre a produção e escolha dos materiais e a poética, mostrando a partir de elementos práticos como a materialidade se desdobra e a partir da necessidade implicada em diversas formas e modos de produção gráfica.
A Aula 1 introduz o curso, explora a ideia da relação os materiais de desenho e ao longo dos períodos históricos, com exemplos de artistas e seus materiais preferenciais. Aborda de modo prático a relação entre materiais de desenho e caligráficos e inicia com a produção de pontas de bambu e tintas com elementos orgânicos e minerais, a partir dos quais serão realizados testes e exercícios de desenho.
Na Aula 2 aborda a produção de pontas de metal e a preparação do substrato para utilização desse material, apresenta uma contextualização histórica sobre as pontas de modo a se perceber os diversos tipos de metais utilizados e seus respectivos efeitos visuais.
A Aula 3 trata da prática de realização de crayons com a utilização de pigmentos e gesso, que serão moldados em formas. Aborda a produção das formas e a mistura dos elementos para agregar dureza ou maciez do material.
Por fim, a Aula 4 é uma continuação da aula anterior, em função da necessidade de maior tempo de produção que o crayon exige, pretende-se realizar testes dos materiais e conclusão das experiências realizadas.
Necessidades: Cada participante deve trazer seu próprio material de desenho como caderno, papeis e lápis variados para atividades práticas.
Com Paula Almozara, artista visual e pesquisadora. Doutora pela Unicamp. Entre 2022-2023 recebeu bolsa Fapesp de Pesquisa no Exterior para o Pós-Doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no i2ADS. Possui diversas publicações de álbuns e livros de artista e exposições de artes visuais com ênfase em procedimentos gráficos, fotografia, pintura, desenho, vídeo e instalação, atuando na área de Poéticas Visuais Contemporâneas. Recebeu o Prêmio Brasil Fotografia 2014 – Bolsa Desenvolvimento de Projeto com o trabalho “à margem”.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.