Duração: 480 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e Artes - ETA, 4º andar
Entrega de senha 30 minutos antes.
Datas e horários
De 18/01 a 19/01
O curso tem como objetivo contextualizar a mediação no contexto contemporâneo, com práticas que incorporem a criação de recursos em mediação para usufruir dos conflitos que ocorrem no ambiente de exposição.
A prática da mediação tem se modificado mais intensamente nos últimos 10 anos. As equipes educativas, compostas por educadores formados e estagiários, tinham nas instituições de arte a sua continuidade de pesquisa como um lugar seguro com certos desafios para praticar teorias da arte e da educação estudadas no ambiente acadêmico.
A partir dos últimos anos esse cenário mudou, mais fortemente na segunda década dos anos 2000, onde houve aumento das exposições e se consolidou o debate artístico da arte fora dos cânones historiográficos da arte ocidental. Frente a essas fricções, a mediação encontra-se compelida à transformação.
Este curso é relevante para professores, educadores, artistas, curadores, estudantes e interessados em arte, pois todos serão parte dessa construção para o redesenho de novas perspectivas.
Sobre a proponente:
Elaine Fontana investiga e atua como gestora em projetos ligados ao corpo político, à escuta dos públicos e ao aprendizado das instituições. Como artista e mediadora, trabalha na criação de coletivos engajados nas políticas da percepção. Dedicou mais de uma década à Fundação Bienal de São Paulo e ao Museu Lasar Segall. É mestre em Estética pela USP.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.