Divulgação
Divulgação

Memória coletiva do território: a transmissão da história oral sobre as ruas da República

Com Nelson Triunfo, Mama Nossa Cultura e Caróu Oliveira

Ruas CorreSPondidas

24 de Maio

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Térreo

Data e horário

De 18/03 a 18/03

Terça

das 19h às 20h30

Divulgação
Divulgação

A conversa pretende ser um momento de transmissão das histórias que fazem da rua dom José de Barros o marco brasileiro do Hip Hop e referência para a comunidade africana, além de ser um território importante para outras tantas memórias das resistências negras. Desta forma, busca-se objetiva-se com esta mesa evidenciar a perspectiva invisibilizada da história do centro de São Paulo. 

Com a presença de Nelson Triunfo, Mama Nossa Cultura e Caróu Oliveira, a conversa objetiva evidenciar a perspectiva invisibilizada da história do centro de São Paulo.

Nelson Triunfo (@nelsontriunfo) conhecido como o “Pai do Hip Hop no Brasil”, é dançarino, coreógrafo, músico, poeta e educador social. Iniciou a cultura hip hop na Rua Dom José de Barros com a Rua 24 de Maio no início dos anos 80 Pioneiro na introdução da cultura Hip Hop no país, fundou o grupo Funk & Cia nos anos 70, foi destaque em apresentações, filmes e projetos culturais, e é referência na dança de rua. Seu trabalho impacta jovens, educadores e o cenário cultural brasileiro e internacional.

Mama Nossa Cultura (@mama.nossacultura): Soda Diop, conhecida como Mama, é uma senegalesa de 64 anos que, desde 2006, acolhe imigrantes africanos no centro de São Paulo. Mama promove a valorização da cultura africana por meio de sua loja de moda na Praça da República. Já vestiu personalidades como Elza Soares e participou de eventos como a São Paulo Fashion Week. Seu trabalho reflete uma profunda crença na solidariedade e na força da comunidade. 

Caróu Oliveira (@historiadadisputa) é historiadora formada pela FFLCH-USP, mestra e doutoranda em História pela UNIFESP. Educadora em espaços formais e não-formais e consultora com experiência em patrimônio, História das pessoas espoliadas e arte. Fundadora do projeto de História Pública “História da Disputa: Disputa da História”.

A mediação será feita por Bárbara Esmenia (Sesc 24 de Maio).

Atividade integra a programação Ruas CorreSPondidas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.